Relatório

Força de Trabalho Unida


Os colaboradores de todas as gerações estão mais unidos do que nunca.

 
A força de trabalho está mais unida do que nunca, na procura de uma mudança radical na forma de fazer negócios no futuro.
 
Um novo estudo da Ricoh Europa, realizado pela Coleman Parkes, analisa se as opiniões e atitudes das diferentes gerações no local de trabalho coincidem ou diferem. Também explora o grau de atenção que as empresas têm de dedicar às expectativas das diferentes gerações e a melhor forma de assegurar que todas as pessoas conseguem prosperar.
 
Gerações definidas da seguinte forma:
  • Baby Boomers: 1946 – 1964
  • Geração X: 1965 – 1980
  • Geração Y: 1981 – 1995
  • Geração Z: 1996 – Atualidade
O inquérito foi realizado em 2019 e contou com a participação de 4580 pessoas oriundas de países como a Áustria, Bélgica, Luxemburgo, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Itália, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Reino Unido e Irlanda.
report and research
Faça o download do relatório

Este campo é obrigatório*

* Obrigatório
* Obrigatório
* Obrigatório
* Obrigatório
* Obrigatório

Os trabalhadores procuram a “correspondência perfeita” com os valores das empresas

A escolha da profissão e do estilo de trabalho torna-se, cada vez mais, um fator que nos define, independentemente da idade. Os colaboradores jovens são frequentemente descritos como idealistas e orientados por valores. Embora seja verdade, também se aplica a todos os outros. Dois terços (65%) dos colaboradores, de todas as gerações, acreditam nos valores e ideais da sua empresa. A maioria dos colaboradores, de todas as gerações, concorda que a sustentabilidade deve ser uma prioridade fundamental para as empresas no futuro. Com uma opinião tão unificada, parece inevitável que a forma como se fazem negócios no mundo mude radicalmente nos próximos anos.

Os colaboradores aguardam com expectativa uma semana de quatro dias graças ao aumento da produtividade proporcionado pela tecnologia

A resposta para o enigma da produtividade é trabalhar menos horas por semana – e não mais. A maioria dos colaboradores europeus acredita que é possível ter uma semana de trabalho de quatro dias no futuro próximo, em resultado dos benefícios da tecnologia no local de trabalho ao nível da poupança de tempo. As ferramentas certas podem melhorar a sua produtividade e eficiência, talvez até permitindo poupar tempo suficiente para encurtar a semana de trabalho. Independentemente da faixa etária, cerca de três quartos (72%) dos colaboradores querem ter maior impacto no trabalho, aumentando a sua produtividade através da formação e da tecnologia.