Future of print

Os líderes empresariais europeus consideram a impressão fundamental para fomentar a inovação e a agilidade
Os líderes empresariais devem refletir sobre a função que a impressão desempenha nas respetivas organizações. Com 69% a acreditarem que a impressão dará acesso a receitas vitais e 68% a recorrerem a ela como fator de diferenciação face à concorrência, a impressão assume um papel de destaque nas empresas. As novas capacidades de impressão estão a proporcionar as bases para melhorias ao nível da agilidade estratégica e da inovação. 47% dos inquiridos adotaram novas tecnologias de impressão que possibilitam a automatização e o desenvolvimento da IA (Inteligência Artificial).

Novas tecnologias de impressão para revolucionar o setor dos cuidados de saúde
A maioria dos especialistas em cuidados de saúde está a utilizar as novas tecnologias de impressão para ajudar a melhorar as taxas de diagnósticos corretos e reduzir as taxas de mortalidade. Estes profissionais também estão a utilizar as inovações de impressão para produzir rapidamente implantes e próteses personalizados, levando a uma redução no tempo de internamento dos doentes.

Fabrico digital e impressão 3D surgem como competências fundamentais no futuro
A maioria dos líderes de instituições de ensino superior diz que as novas competências adquiridas através da utilização de tecnologias como o fabrico digital e a impressão 3D são vitais para o sucesso educativo e para preparar os alunos para o mercado de trabalho dos licenciados. 66% acreditam que o investimento em novas tecnologias de impressão é uma forma importante de atrair novos alunos e melhorar o grau de satisfação com a sua instituição e o seu curso

Adotar nova tecnologia de impressão para capitalizar sobre as exigências dos clientes em mutação
A indústria dos serviços financeiros está a sofrer uma enorme perturbação. Por toda a Europa, bancos estabelecidos estão a mudar para uma abordagem que coloca o digital em primeiro lugar, de modo a poderem competir com os novos concorrentes e com as start-ups. 83% dos líderes de serviços financeiros acredita que as expetativas dos clientes em relação a interações sem papel e serviços de banca personalizados em mutação serão um desafio para a indústria, pelo que a utilização de novas tecnologias de impressão irá revelar-se essencial para o aumento da agilidade e da capacidade de dar resposta a essas exigências.

Os retalhistas viram-se para a impressão para personalizarem os produtos e acelerarem a entrega
Na luta pela lealdade dos clientes, os retalhistas devem ser rápidos para anteciparem e adaptarem-se às preferências dos consumidores em mutação. Com 84% dos líderes de negócios a dizer que os clientes querem tempos de entrega mais curtos e 74% a reportar um crescimento na procura de produtos personalizados, as novas tecnologias de impressão oferecem a solução mais viável para direcionar uma vantagem competitiva. Em particular, a impressão 3D e a impressão mediante pedido permitem aos retalhistas cumprirem encomendas de modo mais eficaz, colmatando a lacuna entre os objectos físicos e digitais.

Tirar partido da impressão para fazer mais com menos
Cada vez mais PME estão a reavaliar a sua relação com a impressão. A impressão 3D, bem como outras novas tecnologias de impressão, oferecem a possibilidade de atenuar muitos dos obstáculos que anteriormente impediam o crescimento. Com vista a reduzir os custos de armazenamento, responder mais rapidamente às exigências dos clientes e eliminar problemas com fornecedores e transporte, 44% das PME já utilizam tecnologia de impressão 3D e 30% planeiam investir nesta área nos próximos dois anos.