Jaxa e Ricoh lançam para o espaço a câmara 360º mais pequena do mundo
03.10.2019

Jaxa e Ricoh lançam para o espaço a câmara 360º mais pequena do mundo

20191010 Jaxa
Porto, 03 de outubro – A Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA) e a Ricoh Company, Ltd. desenvolveram a nova câmara esférica mais pequena do mundo, projetada para uso no espaço sideral, lançada no passado dia 11 de setembro.
Este modelo, com base num produto de consumo, como a câmara Theta da Ricoh, pode ser usado fora das aeronaves e permite capturar imagens em 360º com um só clique. Esta é a primeira vez que uma câmara esférica baseada em produtos de consumo de uma empresa japonesa é usada para capturar imagens esféricas no espaço.
A nova câmara irá capturar imagens e vídeos em 360º do Módulo Experimental Japonês (JEM), conhecido como 'Kibo', e enviá-los às estações terrestres. Desta forma, permitirá monitorizar a operação do cardan biaxial SOLISS (um pequeno sistema ótico instalado na Estação Espacial Internacional). O transportador de carga H-II (HTV8) 'KOUNOTORI-8' foi usado para transferi-lo para a estação internacional.
A JAXA e a Ricoh desenvolveram esta câmara como resultado de um Memorando de Entendimento (MOU), assinado em 2018. Tendo como modelo a câmara compacta RICOH THETA2 e a tecnologia JAXA para operar no espaço, pode suportar o calor e a radiação do ambiente. A leveza, o tamanho compacto e a capacidade de capturar imagens esféricas de 360º em apenas uma foto tornam a câmara ideal para obter informações sobre o espaço sideral.
A JAXA pretende usar esta tecnologia para fins de monitorização, colocando a câmara na parte externa da aeronave. Já a Ricoh, quer levar o uso das suas câmaras 360º e serviços associados ainda mais longe, expandindo-os para diferentes setores. Além disso, esta tecnologia também contribuirá para o desenvolvimento científico e social, incluindo o campo espacial, promovendo a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais e soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais e espaços de trabalho.

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus mais de 88 anos de história. No ano financeiro que terminou em março de 2024, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2348 mil milhões de ienes (aproximadamente 15,2 mil milhões de dólares). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa, com sede no Porto (Portugal), Sant Cugat del Vallés (Barcelona) e Alcobendas (Madrid), tem 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 365 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se realizarem através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e alcançarem um futuro sustentável.

Para más información, visite-nos em www.ricoh.pt.