Falta de investimento em trabalho híbrido ameaça retorno dos colaboradores ao escritório
21.04.2022

Falta de investimento em trabalho híbrido ameaça retorno dos colaboradores ao escritório

Apenas 1 em cada 5 empresas têm uma política de trabalho híbrido.

Falta de investimento em trabalho híbrido ameaça retorno dos colaboradores ao escritório

Ricoh, 21 de abril de 2022 - Um novo estudo revela falta de planeamento e investimento no trabalho híbrido, o que ameaça o retorno generalizado e bem-sucedido ao escritório.

A pesquisa conduzida pela Opinium para a Ricoh, que contou com a participação de 3000 colaboradores europeus, conclui que estes permanecem cautelosos em regressar ao escritório em tempo integral, destacando a importância do trabalho híbrido flexível para as organizações.

Apenas um em cada cinco (19%) afirma que o seu local de trabalho tem uma política de trabalho híbrido. Ao mesmo tempo, tecnologias inadequadas e ambientes de trabalho colaborativos impedem a realização de formas mais flexíveis de trabalhar. Menos da metade (45%) viu um aumento na tecnologia de comunicação em salas de reunião para ajudar no trabalho híbrido, enquanto quase um em cada quatro (23%) diz que a quantidade de espaço de colaboração no escritório diminuiu. Além disso, menos de um terço (32%) acredita que houve um aumento no acesso seguro a equipamentos, como cacifos para retirar equipamentos de informática, sem ter que se cruzar pessoalmente com um colega. Isto pode causar um conflito significativo para os colaboradores que desejam regressar ao escritório, desencorajando-os a estarem presentes regularmente. Se não for tratada, a produtividade no local de trabalho pode diminuir, enquanto os principais talentos procuram empregos mais flexíveis. 

Num momento em que a procura por talentos está em alta, mais de um terço dos trabalhadores (36%) sentem-se pressionados pela empresa para regressar ao escritório – um aumento de 29% em relação a um estudo semelhante realizado em 2020. Quase dois terços (64%) acreditam que deve ser a escolha do indivíduo voltar ao escritório em 2022, reforçando a exigência dos líderes, à medida que moldam políticas de trabalho híbridas, equilibram a preferência dos colaboradores com as necessidades do negócio.

Ramon Martin, CEO de Ricoh Espanha e Portugal, afirma: “Oferecer as ferramentas de colaboração adequadas para que toda a gente desfrute de uma experiência laboral positiva, independentemente do local onde se encontra, é fundamental para os colaboradores à medida que são levantadas restrições. A tecnologia permite equiparar a experiência dos colaboradores que trabalham de forma presencial dos que estão em teletrabalho”. 

O responsável acrescenta: “Depois de dois anos de restrições intermitentes, o mundo do trabalho continua a sofrer mudanças. Os colaboradores esperam que as suas empresas liderem este caminho. O estudo mostra que as empresas percorrem um longo caminho na construção da confiança da sua força de trabalho. Criar um ambiente onde o trabalho híbrido realmente exista é a próxima etapa crítica do processo. Embora haja muitas vantagens de pessoas a trabalhar presencialmente, o trabalho híbrido veio para ficar. Investir agora em formas híbridas e mistas é um investimento no futuro, pois melhorará a produtividade e ajudará a reter talentos”. 

É importante realçar que a força de trabalho e confiança entre as empresas melhorou ao longo da pandemia. Quase dois terços (64%) dos colaboradores acreditam que as empresas estão mais confiantes nas suas capacidades de permanecerem motivadas e produtivas ao trabalharem remotamente – um aumento de 23% em comparação com um estudo semelhante em 2021.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais e soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais e espaços de trabalho.

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus mais de 88 anos de história. No ano financeiro que terminou em março de 2024, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2348 mil milhões de ienes (aproximadamente 15,2 mil milhões de dólares). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa, com sede no Porto (Portugal), Sant Cugat del Vallés (Barcelona) e Alcobendas (Madrid), tem 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 365 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se realizarem através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e alcançarem um futuro sustentável.

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