Estudo revela que empresas podem perder talentos se não estiverem preparadas para o teletrabalho
Mais de um quarto dos colaboradores europeus de pequenas empresas mudariam de emprego para um empresa melhor preparada para o teletrabalho, segundo um estudo realizado pela Ricoh
- 69% afirmam ter capacidade para trabalhar remotamente;
- No entanto, 29% acham difícil manter a motivação e a concentração durante o teletrabalho devido a problemas de comunicação e tecnologia;
- 22% também se sentem menos produtivos devido às restrições de comunicação e tecnologia;
- 48% tiveram de recorrer à sua própria tecnologia para trabalhar remotamente durante a pandemia porque a empresa não forneceu equipamentos.
O futuro passa pelo trabalho misto
Apesar dos problemas do trabalho remoto, os colaboradores de pequenas empresas não voltarão em massa para o escritório tão cedo. Quando questionados sobre as futuras políticas de teletrabalho na empresa, 41% acreditam que a empresa permitirá que trabalhem remotamente até o final de 2020, enquanto 34% acreditam que poderia ser indefinidamente.
Com os olhos postos no futuro, dois terços (66%) consideram que o teletrabalho poderia ser a forma de trabalhar standard da sua empresa e 55% confiam que a sua empresa vai investir em soluções tecnológicas para responder aos requisitos do local de trabalho do futuro. Isso inclui tornar o escritório mais seguro, com 40% a afirmar que não se sentiriam confortáveis em regressar, a menos que existam medidas de segurança adicionais, como controladores de temperatura e o uso de equipamentos touchless.
| Sobre a Ricoh |
A Ricoh é líder na criação de locais de trabalho digitais com tecnologias e serviços inovadores que permitem aos colaboradores trabalharem de forma mais inteligente a partir de qualquer lugar.
Com conhecimento e capacidade organizativa desenvolvida ao longo dos seus 85 anos de história, a Ricoh é líder na prestação de serviços digitais, gestão da informação e soluções de impressão criativas e disruptivas concebidas para acompanhar a transformação digital e otimizar a sustentabilidade dos negócios.
Com os seus escritórios centrais em Tóquio, o grupo opera em todo o mundo e os seus produtos e serviços chegam já a clientes de mais de 200 países e regiões. No ano fiscal que terminou em março de 2022, as vendas mundiais do Grupo Ricoh foram de 1758 biliões de yenes (12,540 milhões de euros).
A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Com sedes centrais no Porto, em Madrid e Barcelona, a companhia conta no momento com 17 delegações, 2000 profissionais, mais de 100 distribuidores e 50 000 clientes.
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