Política de cookies

A Ricoh utiliza ferramentas de recolha de dados, como cookies, para lhe proporcionar uma melhor experiência ao utilizar este site. Aprenda como alterar estas definições e obtenha mais informações sobre cookies aqui.

As deficiências tecnológicas debilitam a cultura corporativa nas pequenas e médias empresas

Quase metade dos colaboradores europeus referem que a cultura da sua empresa tem sido afetada pelas restrições de combate à pandemia. 

As más experiências tecnológicas sofridas durante a pandemia desgastaram a cultura empresarial nas pequenas e médias empresas, de acordo com o último estudo da Ricoh Europa, no qual participaram mais de 600 colaboradores europeus de empresas de 250 a 999 colaboradores.

O estudo, que aprofunda a experiência do teletrabalho durante a pandemia provocada pelo coronavírus, revela que 42% acreditam que a cultura da sua empresa foi afetada com o teletrabalho devido à pouca interação presencial com os colegas de trabalho e falta de tecnologia adequada para colaborar e trabalhar em equipa de forma ágil e segura. Um terço (31%) afirma que é difícil manter-se motivado durante o teletrabalho, enquanto dois terços (65%) revelam que sentem saudades de trabalhar com os colegas lado a lado.

A causa das carências tecnológicas e de comunicação também afetaram o stress dos colaboradores. Quase um terço (30%) afirma ter-se sentido pressionado pelos seus superiores para estar mais online enquanto teletrabalhava. Do mesmo modo, 31% dos inquiridos sentem-se mais stressados quando teletrabalham devido a fatores externos, como as responsabilidades familiares.

Perante este panorama, os colaboradores esperam que as empresas apoiem a necessidade de uma melhor e mais personalizada experiência laboral e 67% confiam que a sua empresa esteja mais disponível para o trabalho flexível após a pandemia.

No que diz respeito ao trabalho presencial, algumas organizações já começaram a transformar os escritórios em locais seguros: 77% dos colaboradores informam que as empresas para as quais trabalham implementaram estratégias para que o regresso ao escritório seja seguro. No entanto, apenas 53% dos colaboradores afirmam que o seu superior se interessou pela sua opinião e preocupações sobre a segurança no local de trabalho.

Ramon Martin, CEO da Ricoh Espanha e Portugal, explica: “2020 foi um ano de ajustes para todos e temos que aplaudir a nossa capacidade de resiliência coletiva. Agora, as empresas devem continuar a aperfeiçoar e a melhorar a experiência laboral. Têm que se concentrar em unir os colaboradores de uma melhor forma, seja em teletrabalho, seja no escritório. A tecnologia adequada faz com que a colaboração e a conectividade fluam e reduzam a diferença social. No entanto, no final, poucas coisas podem substituir a sensação de trabalhar junto dos colegas. Para facilitar o trabalho presencial, é fundamental assegurar que os escritórios sejam inteligentes e seguros. Consultar os colaboradores também contribui em grande medida para criar essa cultura positiva tão importante”.

Consulte o estudo aqui: https://www.ricoh.pt/noticias-eventos/ricoh-insights.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é líder na criação de locais de trabalho digitais com tecnologias e serviços inovadores que permitem aos colaboradores trabalharem de forma mais inteligente a partir de qualquer lugar. Com conhecimento e capacidade organizativa desenvolvida ao longo dos seus 85 anos de história, a Ricoh é o fornecedor líder de soluções de gestão documental, serviços de IT, comunicação, colaboração, impressão comercial e industrial.

Com sede em Tóquio, o Grupo Ricoh está presente no mundo inteiro e os seus produtos e serviços chegam, atualmente, a clientes de 200 países e regiões. No ano fiscal que terminou em março de 2021, as vendas mundiais do Grupo Ricoh foram de 1682 biliões de yenes (15 100 milhões de dólares aproximadamente). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Com sedes centrais em Madrid, Barcelona e Porto, a companhia conta no momento com 17 delegações, 2000 profissionais, mais de 100 distribuidores e 50 000 clientes.

Para obter mais informação, visite-nos em www.ricoh.pt

Contactos de imprensa:
Agência YoungNetWork
Andreia Martins
Contacto:  +351 916 778 435
E-mail: andreiamartins@youngnetworkgroup.com

RICOH:
Marisa Pinho
Contacto: +351 937 205 520
E-mail: marketing@ricoh.pt

Página: www.ricoh.pt
Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube

A cultura empresarial é a chave para motivar os colaboradores na era digital

A cultura empresarial é a chave para motivar os colaboradores na era digital

Uma boa cultura empresarial ajuda a promover a motivação dos colaboradores. Mas entre as pequenas e médias empresas, as carências tecnológicas estão a afetar a experiência dos colaboradores e a sua produtividade.