Um terço dos colaboradores não têm a tecnologia necessária para trabalhar
17.12.2020

Um terço dos colaboradores não têm a tecnologia necessária para trabalhar

66% dos inquiridos acredita que o teletrabalho poderia converter-se numa bandeira da sua empresa.

A produtividade, a motivação dos colaboradores e a capacidade de resposta aos clientes ainda são um problema em pequenas e médias empresas devido a problemas tecnológicos causados pelo teletrabalho. Esta é uma das revelações do estudo da Ricoh, baseado no inquérito a 632 colaboradores europeus durante a pandemia. 

De acordo com o estudo, que avaliou as mudanças na forma de trabalhar como consequência da COVID-19, as empresas entre 250 e 999 colaboradores têm que se adaptar de forma adequada ao trabalho remoto. Embora 66% dos inquiridos afirme que pode trabalhar facilmente de forma remota ao ponto do teletrabalho se poder converter numa bandeira da empresa, outros 65% confessam que sentem a falta de trabalhar presencialmente. 

Neste momento em que a continuidade dos negócios está em jogo, cerca de um terço (27%) dos colaboradores não dispõe de tecnologia adequada para colaborar com os colegas em teletrabalho. Além disso, 24% dizem não ter as ferramentas necessárias para oferecer resultados aos clientes enquanto trabalham remotamente. 

As dificuldades para teletrabalhar também colocam em risco o cumprimento das normas das organizações. De facto, 27% dos colaboradores revela que têm problemas em seguir os regulamentos internos da empresa enquanto trabalha remotamente, fruto das limitações tecnológicas. Isto pode acarretar graves consequências para as empresas que devem seguir normas específicas do setor ou requisitos legais de maior alcance, como o RGPD.

No que diz respeito à segurança, 39% dos colaboradores inquiridos afirmam não ter recebido formação em processos de segurança de IT durante o confinamento, o que pode ser aproveitado pelos hackers para lançar ataques que levem à paralisação da atividade da empresa. Por outro lado, tendo em conta os problemas tecnológicos, o estudo indica que os colaboradores não recebem toda a ajuda necessária. Em concreto, 30% confessam não ter o apoio dos colegas de IT porque estes estão demasiado ocupados. 

Como consequência, as frustrações derivada das dificuldades com a tecnologia e a incapacidade de colaborar de forma eficaz quando se teletrabalha estão a desmotivar quase um terço dos colaboradores (31%). Os problemas com a tecnologia também estão a afetar a conciliação laboral, já que 42% trabalham mais horas em comparação quando trabalhavam presencialmente nos escritórios. 

Ramon Martin, CEO da Ricoh Portugal e Espanha, afirma: “Não há dúvidas de que atualmente muitas empresas estão em modo de sobrevivência. Para garantir a continuidade do negócio e sermos mais competitivos é necessário implementar formas seguras e inteligentes de trabalhar, que impliquem maior produtividade e melhor experiência do utilizador, ao mesmo tempo que fomenta a flexibilidade e a conciliação laboral. O caminho é claro: identificar e resolver os problemas relacionados com a tecnologia com o duplo objetivo de facilitar o trabalho em equipa e garantir a segurança de toda a informação e infraestrutura de IT e o cumprimentos dos procedimentos internos e externos da empresa”.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais, soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais de trabalho. 

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus 87 anos de história. No ano fiscal terminado em março de 2023, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2 134 mil milhões de ienes (aproximadamente 13 448 milhões de euros). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa com sedes centrais no Porto, Madrid e Barcelona conta no momento com 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 345 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se sentirem realizadas através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e realizarem um futuro sustentável.

Para obter mais informações, visite-nos em www.ricoh.pt.

© 2023 RICOH COMPANY, LTD. Todos os direitos reservados. Todos os nomes de produtos mencionados são marcas comerciais das respetivas empresas.

Contacto para meios de comunicação:

Contactos de imprensa:
Fernanda Teixeira
Contacto:  +351 910 280 154
E-mail: fernandateixeira@youngnetworkgroup.com

RICOH:
Marisa Pinho
E-mail: marketing@ricoh.pt

Página: www.ricoh.pt
Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Instagram