Um quarto das empresas europeias afirma que não conseguem reduzir o impacto ambiental
06.01.2022

Um quarto das empresas europeias afirma que não consegue reduzir o impacto impacto ambiental

Apesar do apoio da União Europeia a organizações para fomentar o crescimento pós-pandemia e melhorar a sustentabilidade, a maioria dos líderes empresariais afirma que não há incentivo para mitigar o impacto ambiental. 

Ricoh, 06 de janeiro de 2021 -  Um novo estudo da Ricoh revela que um em cada quatro líderes de negócios acredita que a sua organização não pode melhorar, quando se trata de reduzir o seu impacto no meio ambiente.

A pesquisa realizada pela Opinion Matters para a Ricoh Europa entrevistou 1500 líderes de negócios em toda a Europa e desvenda que 60% concordam que não há incentivo para ajudar a mitigar o impacto ambiental negativo da empresa. Enquanto isso, quase dois terços (65%) estão inseguros ou não têm os recursos para conseguir uma mudança significativa. Mesmo assim, 67% dizem que os seus colaboradores se preocupam mais com a sustentabilidade ambiental da empresa agora, em comparação com cinco anos atrás.

Os resultados sugerem que os responsáveis de negócios têm dificuldade em saber por onde começar quando se trata de melhorar o desempenho ambiental, social e de governação corporativa (ESG). Isto ocorre apesar de um impulso significativo da UE para ajudar as empresas a melhorar o seu desempenho ESG, incluindo a disponibilidade de financiamento e ativos através de projetos como InvestEU e Digital Europe.

Apenas 27% dos líderes empresariais dizem que definiram metas de sustentabilidade ambiental a longo prazo - o que significa que a maioria não conseguiu implementar um plano básico para a mudança. Há esperança de que isso mude em breve, após a realização do COP26, onde os líderes mundiais se comprometeram a ajudar a acabar com o desmatamento, eliminar o carvão e reduzir as emissões de metano.

A falta de planeamento e ação ganha destaque pelo facto de a maioria das empresas (65%) reconhecer a importância da sustentabilidade ambiental para a sua competitividade no mercado em que atuam.

Combinar esforços de transformação digital com uma estrutura ESG claramente articulada é uma forma de as empresas poderem começar a ver os benefícios na sua organização.

David Mills, CEO da Ricoh Europe, afirma: “O primeiro passo é geralmente o mais difícil em qualquer programa de mudança de negócios. Haverá muitas áreas em que a melhoria das operações ou produtividade se sobrepõe às metas ESG, portanto, pode ser o lugar ideal para o início de negócios. A transformação digital é algo que pode ajudar a gerar ganhos operacionais e ESG. Isso pode ser particularmente atraente, uma vez que a UE estabeleceu programas para ajudar as empresas a digitalizar e melhorar o desempenho sustentável como parte da sua estratégia de recuperação da pandemia. Mas fazer qualquer mudança em relação às metas ESG precisa de ser complementado com uma estrutura clara e compromisso com o sucesso mensurável. Na Ricoh, alinhamos o nosso negócio e estratégia ESG com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Em vez de ser um obstáculo, o alinhamento com os ODS para melhorar o nosso desempenho ambiental e social é uma vantagem competitiva. A maré está a mudar. A dura realidade é que as empresas que não contribuem para a melhoria dos resultados ambientais e sociais serão, em última análise, ignoradas pelo mercado”.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais, soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais de trabalho. 

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus 87 anos de história. No ano fiscal terminado em março de 2023, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2 134 mil milhões de ienes (aproximadamente 13 448 milhões de euros). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa com sedes centrais no Porto, Madrid e Barcelona conta no momento com 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 345 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se sentirem realizadas através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e realizarem um futuro sustentável.

Para obter mais informações, visite-nos em www.ricoh.pt.

© 2023 RICOH COMPANY, LTD. Todos os direitos reservados. Todos os nomes de produtos mencionados são marcas comerciais das respetivas empresas.

Contacto para meios de comunicação:

Contactos de imprensa:
Fernanda Teixeira
Contacto:  +351 910 280 154
E-mail: fernandateixeira@youngnetworkgroup.com

RICOH:
Marisa Pinho
E-mail: marketing@ricoh.pt

Página: www.ricoh.pt
Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Instagram