Ricoh revela metas económicas para Portugal
06.04.2022

Ricoh revela metas económicas para Portugal

Ricoh revela metas económicas para Portugal

Ricoh, 6 de abril de 2022 - Após a aquisição da Pamafe, no início do ano, a Ricoh delineou metas económicas até 2026. A empresa, que faturou no último ano fiscal 30 milhões de euros, pretende aumentar este valor para 50 milhões este ano e atingir os 100 milhões em 2026.

“Estabelecemos o objetivo de duplicar a faturação em quatro anos, de 50 para 100 milhões de euros em 2026”, afirmou Ramon Martín, CEO da Ricoh Portugal e Espanha durante a apresentação que decorreu no aeródromo da Maia. Esta meta foi estabelecida com base na estratégia de crescimento adotada pela Ricoh nos últimos anos, que assenta na aquisição de empresas especializadas em serviços e soluções digitais, no âmbito do novo modelo de negócio focado na expansão da sua atividade central dos serviços de impressão, atualmente muito condicionada pela digitalização: “Temos uma enorme capacidade de acrescentar valor aos clientes fora da área da impressão”. 

Recorde-se que antes da aquisição da Pamafe, a Ricoh Portugal já havia adquirido, em 2019, a empresa de tecnologias da informação TotalStor. “Estamos a comprar empresas não só em Portugal, mas em toda a Europa. Este ano efetuámos compras na Polónia e noutros países. O que antes investíamos em fábricas e em produto próprio, hoje estamos a investir em criar capacidade, através de aquisições, para poder impulsionar este salto ao nível dos serviços digitais em cada um dos países onde estamos”, referiu Ramon Martín.

O CEO acredita no potencial do mercado português, destacando o “muito profissionalismo e elevados níveis de rigor” que apresenta e considerando que, “no futuro, pode ser um ‘hub’ de investimento na Europa para as novas tecnologias”. “Dirijo Portugal há cinco anos e estou certo do potencial que tem Portugal, não só nos setores mais tradicionais onde estamos, como a impressão ou a videoconferência, como nos novos serviços digitais”, acrescentou.

Com a recente aquisição da Pamafe, a Ricoh Portugal estreou-se numa nova área de negócio – a cibersegurança – que, a par da migração para a ‘cloud’ e da hiperautomatização de processos, é uma terceira área de desenvolvimento do negócio em que pretende apostar: “Com a Pamafe, passámos a ser 135 pessoas a trabalhar em Portugal em todo o grupo Ricoh e cobriremos áreas de negócio em muito desenvolvimento, como a ‘cloud’ e a cibersegurança, e teremos uma plataforma para, quem sabe, desenvolver outros negócios que em Espanha já temos lançados, como a hiperautomatização ou a experiência digital”.

O responsável CEO prevê um crescimento nesta área: “Não sou capaz de estimar, do crescimento que prevemos, quanto vai ser no segmento da cibersegurança, mas penso que será muito grande. Especialmente no setor público, tem sido crescente a procura ao nível dos serviços de cibersegurança, porque há muitíssimos mais ataques de ‘ransomware’, o que obriga as empresas a tomar medidas imediatas”.

De destacar, ainda, que a nível ibérico, a faturação da Ricoh ronda os 300 milhões de euros.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais, soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais de trabalho. 

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus 87 anos de história. No ano fiscal terminado em março de 2023, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2 134 mil milhões de ienes (aproximadamente 13 448 milhões de euros). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa com sedes centrais no Porto, Madrid e Barcelona conta no momento com 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 345 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se sentirem realizadas através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e realizarem um futuro sustentável.

Para obter mais informações, visite-nos em www.ricoh.pt.

© 2023 RICOH COMPANY, LTD. Todos os direitos reservados. Todos os nomes de produtos mencionados são marcas comerciais das respetivas empresas.

Contacto para meios de comunicação:

Contactos de imprensa:
Fernanda Teixeira
Contacto:  +351 910 280 154
E-mail: fernandateixeira@youngnetworkgroup.com

RICOH:
Marisa Pinho
E-mail: marketing@ricoh.pt

Página: www.ricoh.pt
Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Instagram