Ricoh reduzirá a emissão de gases de efeito estufa em 63% até 2030
18.06.2020

Ricoh reduzirá a emissão de gases de efeito estufa em 63% até 2030

A empresa recebe aprovação oficial de GEE para esta redução.

Porto, 18 de junho – A Ricoh reavaliou os seus objetivos ambientais para 2030 e agora prevê uma redução de 63% nas emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) desde 2015. Com esta revisão, a Ricoh alcançaria uma redução de 30% em 2022, oito anos antes do esperado. A empresa reviu ainda o objetivo para 2030 das emissões indiretas de GEE, dos 15% iniciais para 20%.
Além disso, a Ricoh Company Ltd. anunciou que o novo objetivo para 2030 do Grupo de Redução de GEE foi aprovado pela iniciativa Science Based Targets Initiative  (SBTi).  O SBTi é uma parceria entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o Instituto de Recursos Mundiais (WRI) e o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). O  objetivo é ajudar as empresas a estabelecer metas baseadas na ciência para limitar o aquecimento global a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais.

Objetivo: zero emissões de carbono até 2050

Em abril de 2017, a Ricoh estabeleceu os objetivos ambientais que incluíam reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 30% até 2030 (a partir de 2015) e 100% até 2050. Estas metas foram baseadas no Acordo de Paris para limitar o aquecimento global a menos de 2 °C acima dos níveis pré-industriais e aprovado pela SBTi. Nesse mesmo ano, a Ricoh tornou-se a primeira empresa japonesa a integrar o RE100, uma iniciativa de colaboração global lançada em 2014 pelo Climate Group para reunir empresas comprometidas em fornecer 100% de eletricidade renovável.
Jake Yamashita, Presidente e CEO da Ricoh, explica: “Incorporamos os objetivos ambientais, sociais e de governação (ESG) no nosso plano de gestão de médio prazo, porque são vitais para materializar o crescimento corporativo de forma sustentável. Empresas e governos devem redobrar urgentemente os esforços para combater as consequências cada vez mais graves das alterações climáticas. A ciência diz-nos que agir nos próximos 10 anos será particularmente importante, motivo pelo qual revimos os nossos objetivos para 2030. Queremos ajudar a descarbonizar a economia global através da nossa ação e, ao mesmo tempo, motivar clientes e parceiros de negócios a fazer mais nesse sentido".
O Grupo Ricoh continua a concentrar-se em iniciativas de economia de energia e no uso de energia renovável para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, de acordo com o compromisso com a meta de 1,5 °C do SBTi. Essas iniciativas permitirão ao grupo eliminar as emissões de GEE da cadeia de valor até 2050 e atingir o objetivo de uma sociedade com cero emissões de carbono.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais, soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais de trabalho. 

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus 87 anos de história. No ano fiscal terminado em março de 2023, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2 134 mil milhões de ienes (aproximadamente 13 448 milhões de euros). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa com sedes centrais no Porto, Madrid e Barcelona conta no momento com 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 345 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se sentirem realizadas através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e realizarem um futuro sustentável.

Para obter mais informações, visite-nos em www.ricoh.pt.

© 2023 RICOH COMPANY, LTD. Todos os direitos reservados. Todos os nomes de produtos mencionados são marcas comerciais das respetivas empresas.

Contacto para meios de comunicação:

Contactos de imprensa:
Fernanda Teixeira
Contacto:  +351 910 280 154
E-mail: fernandateixeira@youngnetworkgroup.com

RICOH:
Marisa Pinho
E-mail: marketing@ricoh.pt

Página: www.ricoh.pt
Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Instagram