Ricoh quer duplicar volume de negócios em Portugal
12.12.2019

Ricoh quer duplicar volume de negócios em Portugal

Ricoh quer duplicar volume de negócios em Portugal

12 de dezembro 2019 - Foi há 25 anos que a empresa de origem japonesa chegou a Portugal. No ano em que comemora um quarto de século a marca aposta na expansão de serviços de IT no nosso país – com a aquisição da TotalStor, agora denominada de TotalStor, a Ricoh Company, que inclui a transformação e modernização das infraestruturas críticas de IT, o armazenamento, a proteção, a recuperação e a analítica dos dados, assim como a virtualização e a gestão de ativos IT, e a DocuWare, o fornecedor líder em software de gestão de informação – e quer duplicar o volume de negócios a médio/curto prazo.

O crescimento da Ricoh Portugal tem sido constante, antes da aquisição da TotalStor a faturação era de 17 milhões de euros e a empresa prevê agora fechar o ano fiscal nos 26 milhões de euros. “A nossa meta em Portugal é duplicar o volume de faturação em poucos anos. Para isso, vamos introduzir novos serviços no mercado português”, declara Jesus Centeno, destacando a evolução económica que se verificou no último ano não só em Portugal, mas também a nível Ibérico com a previsão de fechar o ano de 2019 “com 320 milhões de faturação, 54% deste valor corresponde ao Office Printing e 37% aos Office Services”.
Recorde-se que em 2018, a Ricoh Portugal e Espanha alcançou os 273 milhões de euros de faturação. 65% das vendas corresponderam à área de Office Printing (serviços de impressão para escritório), 25% aos Office Services (soluções de TI e de colaboração) e 10% ao negócio de impressão comercial e industrial.
Além disso, não há dúvidas de que em Portugal ainda há muito por onde crescer: “É um país onde é fácil as empresas estrangeiras investirem. Por isso, a Ricoh pode-se expandir até porque o nível de competência está ao nível de outros países”.
Para que este crescimento continue, o alargamento da oferta de serviços de IT é, sem dúvida, o foco da Ricoh, conforme revela Jesus Centeno, responsável da Ricoh Portugal: “O nosso objetivo em Portugal e Espanha é que as soluções e serviços IT representem 40% da atividade da Ricoh no fecho do ano fiscal de 2020. Neste momento, o peso destes serviços na Península Ibérica é de 36%”. Por isso, no futuro é provável que a Ricoh avance com novas aquisições em Portugal. “Estamos sempre atentos a todas as oportunidades que possam surgir. Mas após as aquisições que fizemos, chegou o momento de estabilizar, manter a empresa rentável, contratar pessoas novas com talento para vender os nossos serviços e dar a conhecer estes serviços ao mercado”, acrescenta o responsável.

De salientar ainda que a Ricoh Portugal e Espanha conta com dois mil profissionais, 100 distribuidores e mais de 50 mil clientes.

Em termos globais, a Ricoh é verdadeiramente um gigante: fatura mais de 18 mil milhões de euros por ano e tem 92 mil trabalhadores. Só no que respeita a serviços de IT o grupo está a investir em aquisições em todo o mundo com o objetivo de chegar a uma faturação de 5600 milhões no final de 2022.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais, soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais de trabalho. 

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus 87 anos de história. No ano fiscal terminado em março de 2023, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2 134 mil milhões de ienes (aproximadamente 13 448 milhões de euros). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa com sedes centrais no Porto, Madrid e Barcelona conta no momento com 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 345 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se sentirem realizadas através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e realizarem um futuro sustentável.

Para obter mais informações, visite-nos em www.ricoh.pt.

© 2023 RICOH COMPANY, LTD. Todos os direitos reservados. Todos os nomes de produtos mencionados são marcas comerciais das respetivas empresas.

Contacto para meios de comunicação:

Contactos de imprensa:
Fernanda Teixeira
Contacto:  +351 910 280 154
E-mail: fernandateixeira@youngnetworkgroup.com

RICOH:
Marisa Pinho
E-mail: marketing@ricoh.pt

Página: www.ricoh.pt
Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Instagram