Ricoh celebra mês Europeu da Cibersegurança com entrega de prémios de concurso de fotografia
25.10.2022

Ricoh celebra mês Europeu da Cibersegurança com entrega de prémios de concurso de fotografia

“My safe place: keep the present, protect the future.” foi o mote da segunda edição do concurso de fotografia da Ricoh e também para um evento, no Mission to Escape, em Lisboa, para falar da importância da segurança online.

Ricoh celebra mês Europeu da Cibersegurança com entrega de prémios de concurso de fotografia
Marta Oliveira, vencedora do concurso de fotografia da Ricoh “My Safe Place, Keep the Present, Protect the future”

Ricoh Portugal – 25 de outubro de 2022 – A Cibersegurança é um dos temas mais discutidos nos dias de hoje, cuja importância cresceu com a pandemia e as novas formas de trabalho. No mês em que se sensibiliza para a temática, a Ricoh Portugal reuniu especialistas para falar sobre o tema, no Mission to Escape, em Lisboa, onde os convidados foram desafiados para um jogo, cujo objetivo era travar um ciberataque. 

“A Ricoh, como empresa de serviços digitais, está cada vez mais atenta às questões relacionadas com a cibersegurança, que é atualmente uma parte muito importante do nosso trabalho. Nunca falamos tanto em segurança e é necessário dar resposta a esta problemática. Atualmente, temos equipas e ferramentas disponíveis para nos ajudar a  enfrentar os desafios desta nova era digital”, referiu Jesus Centeno, Country Manager da Ricoh Portugal. Já Paulo Morais, Diretor-Geral da Pamafe, a Ricoh Company, salientou que os ciberataques continuam a aumentar e é necessário dar-lhes a devida importância: “Há grandes empresas a parar devido a ciberataques, o que as prejudica financeiramente; e se algumas empresas têm estrutura para fazer face a esta situação, uma PME pode não o ter e isso terá um impacto não só empresarial, como social. Daí ser importante minimizar o potencial de risco, porque há forma de prevenir e mitigar os danos”. 

João Cupertino, Responsável de Cibersegurança da Pamafe, a Ricoh Company, não tem dúvidas que “os ataques vão continuar a acontecer e afetar inúmeras empresas”, ainda que em 2019, apenas 8% tenham declarado ter sofrido este tipo de incidentes, segundo dados do CNCS. “Existem um conjunto de boas práticas, que devem ser adotadas, quer na infraestrutura de uma empresa, quer nas nossas vidas pessoais, e muitas podem ser aplicadas de forma simples”, referiu, acrescentando que tem observado um aumento do grau de maturidade das empresas nacionais, demonstrado em particular pela maior atenção e preocupação com medidas de controlo e governação da arquitetura de segurança. Salienta ainda que tem registado um aumento da procura de serviços para apoiar na deteção e resposta a incidentes, bem como para reforçar a capacidade e velocidade de recuperação dos dados e sistemas na sequência de um ataque, o que mostra a crescente preocupação com este tipo de riscos.

No mesmo evento, a Ricoh entregou ainda os prémios aos três vencedores do concurso: uma máquina fotográfica Ricoh Theta que capta imagens a 360º (1º prémio) a Marta Oliveira com a imagem “Pequeno ribeiro no Peneda-Gerês, um curso de fotografia no IFP (2ª prémio) a Bebiana Matos, com a foto “O sítio especial”, e um Voucher da Amazon no valor de 100 euros (3º prémio) a Luísa Currito, com a imagem “A beleza do cais ao final do dia”. 

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais, soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais de trabalho. 

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus 87 anos de história. No ano fiscal terminado em março de 2023, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2 134 mil milhões de ienes (aproximadamente 13 448 milhões de euros). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa com sedes centrais no Porto, Madrid e Barcelona conta no momento com 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 345 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se sentirem realizadas através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e realizarem um futuro sustentável.

Para obter mais informações, visite-nos em www.ricoh.pt.

© 2023 RICOH COMPANY, LTD. Todos os direitos reservados. Todos os nomes de produtos mencionados são marcas comerciais das respetivas empresas.

Contacto para meios de comunicação:

Contactos de imprensa:
Fernanda Teixeira
Contacto:  +351 910 280 154
E-mail: fernandateixeira@youngnetworkgroup.com

RICOH:
Marisa Pinho
E-mail: marketing@ricoh.pt

Página: www.ricoh.pt
Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Instagram