Ricoh alerta para a importância da cibersegurança com concurso de fotografia
16.08.2022

Ricoh alerta para a importância da cibersegurança com concurso de fotografia

20220816 Ricoh alerta para a importância da cibersegurança com concurso de fotografia

“My safe place: keep the present, protect the future.” é o mote da segunda edição do concurso de fotografia da Ricoh, que conta com a parceria do Instituto Português de Fotografia (IPF).

Ricoh Portugal, 16 de agosto de 2021 – No próximo dia 19 de agosto celebra-se o “Dia Mundial da Fotografia” e a Ricoh, com a colaboração do Instituto Português de Fotografia, aproveita este momento para lançar a segunda edição do seu concurso de fotografia. No ano passado, a primeira edição teve como objetivo sensibilizar para a doença de Alzheimer, sob o tema “Uma Memória para Nunca Mais Esquecer… o passado foi memorável, o futuro é digital”. Este ano, a Ricoh aposta num tema que tem estado muito presente no nosso dia a dia nos últimos meses: a cibersegurança. O mote é “My safe place: keep the present, protect the future.” e o desafio lançado é que todos os interessados possam enviar – até um limite de três imagens – fotografias que mostrem o seu lugar seguro. Não há limites para a criatividade, o importante é que a imagem retrate o local ou momento em que se sentem tranquilos, seguros e confortáveis. As fotografias a concurso, que termina no dia 30 de setembro, serão selecionadas e posteriormente avaliadas por um júri, que escolherá as 25 finalistas, sendo que serão apurados três vencedores. 

“Este ano tem sido particularmente fértil em ataques de cibersegurança tanto a cidadãos, como a empresas, causando fortes constrangimentos. Como empresa de soluções digitais, é também o nosso papel sensibilizar para a segurança online. Depende de cada um de nós garantirmos a segurança dos nossos ficheiros e informações pessoais, assim como dos nossos clientes. Com este concurso, desafiamos as pessoas a mostrar-nos qual é o seu lugar seguro na vida: pode ser um momento em família ou de concentração, um espaço da sua casa ou uma praia... E ao mesmo tempo pretendemos sensibilizar para a necessidade de também estarmos seguros online, que é uma questão cada vez mais atual e que nos afeta a todos direta ou indiretamente”, explica Xavier Moreno, Diretor de Marketing da Ricoh Espanha e Portugal.

“É com redobrada alegria que o Instituto Português de Fotografia se alia à Ricoh na segunda edição do concurso de fotografia. Os temas que têm sido escolhidos, doença de Alzheimer e, agora, a cibersegurança, fazem parte dos assuntos adormecidos no nosso quotidiano que só ganham importância quando, por uma qualquer circunstância, nos entram pela nossa vida adentro… e o quanto disruptivos podem ser nessas ocasiões. O IPF associa-se ao presente concurso que tem por título “My safe place: keep the present, protect the future.”, contribuindo para o alerta que importa manter vivo sendo, seguramente, um tema que apela à criatividade de fotógrafos profissionais e amadores e a todos os aficionados da fotografia”, afirma José Miguel de Moraes Sarmento, Diretor do Instituto Português de Fotografia.

Os vencedores serão premiados com uma máquina fotográfica Ricoh Theta que capta imagens a 360º (1.º prémio); um voucher do IFP (2.º prémio) e um voucher da Amazon (3.º prémio). As fotografias devem ser enviadas até ao dia 30 de setembro para o e-mail concursofotografiaricoh@gmail.com e as imagens devem ser acompanhadas de um título e uma pequena descrição de 1500 caracteres com espaços sobre a história que essa imagem representa, juntamente com a ficha de participação. Todas as informações sobre este concurso podem ser consultadas aqui.

Os vencedores serão anunciados em outubro, no Mês Europeu da Cibersegurança.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais e soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais e espaços de trabalho.

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus mais de 88 anos de história. No ano financeiro que terminou em março de 2024, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2348 mil milhões de ienes (aproximadamente 15,2 mil milhões de dólares). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa, com sede no Porto (Portugal), Sant Cugat del Vallés (Barcelona) e Alcobendas (Madrid), tem 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 365 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se realizarem através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e alcançarem um futuro sustentável.

Para más información, visite-nos em www.ricoh.pt.