Ricoh ajuda na luta contra o Alzheimer com o projeto Printed Memories
16.11.2017

Ricoh ajuda na luta contra o Alzheimer com o projeto Printed Memories

  • Ricoh apoia a investigação do Alzheimer, bem como o apoio a familiares e pacientes desta doença através dos seus colaboradores e da sua tecnologia.
  • A empresa colabora com 4 entidades beneficiárias: o Equipamento Social da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, a Fundação Pasqual Maragall em Barcelona, a Associação de Familiares de Doentes de Alzheimer de Alcobendas e San Sebastián de los Reys em Madrid e a Internacional Alzheimer´s Research.

Lisboa, 16 de novembro de 2017 –  A Ricoh, empresa líder em tecnologia e transformação digital, lança um novo projeto de Responsabilidade Social Corporativa intitulado Printed Memories que procura lutar contra o Alzheimer, a principal causa de demência e  de morte relacionada com esta condição. Trata-se de um projeto europeu em fase piloto que conta com a participação da Ricoh Portugal, juntamente com Espanha, Polónia e Reino Unido, em que estarão implicados tanto os colaboradores da empresa, como o uso da sua tecnologia de colaboração e impressão.

Laura Rodríguez, responsável de Responsabilidade Social Corporativa da Ricoh Espanha e Portugal (RSC), afirma que “Printed Memories é um projeto poderoso de RSC que contribuirá para melhorar de maneira integral as condições de vida das pessoas com Alzheimer e dos seus familiares. Comprometemo-nos a envolver as nossas equipas e usar as nossas tecnologias e experiência no âmbito da colaboração e impressão para ajudar nas terapias de memória e psicoestimulação”.

Colaboração com 5 entidades

Ao nível internacional, a Ricoh estabeleceu uma parceria com a Alzheimer´s Research, a principal organização mundial de investigação, focada em encontrar uma solução para a doença de Alzheimer. O objetivo é ajudar a conseguir o primeiro tratamento contra a doença com vista a mudar a vida dos pacientes no ano 2025.

Em Portugal e Espanha a empresa colabora com três entidades sociais: no Porto, com o Equipamento Social da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, focado no apoio e ajuda aos pacientes; em Barcelona, com a Fundación Pasqual Maragall, para apoiar a investigação do Alzheimer; e em Madrid, com a Asociación de Familiares de Enfermos de Alzheimer de Alcobendas y San Sebastián de los Reyes, que trabalha no sentido de apoiar os familiares e doentes.

A Ricoh colabora ainda com a empresa de impressão e encadernação de livros Book Print Digital para imprimir álbuns de fotos que ajudem os pacientes de Alzheimer na terapia de memória.

Sensibilização e recolha de fundos

No final de novembro e dezembro a Ricoh organizará uma série de atividades em Portugal e Espanha com um duplo objetivo: por um lado, aumentar a consciência sobre a doença de Alzheimer e instruir os seus colaboradores sobre as causas, consequências e o estado atual da investigação; por outro lado, recolherfundos para apoiar o projeto.

No final de novembro organizar-se-ão três sessões de apresentação no Porto, Barcelona e Madrid para que cada uma das ONGs participantes expliquem aos colaboradores da Ricoh o seu projeto de ajuda a doentes de Alzheimer e aos seus familiares.

Desta forma, no próximo dia 24 de novembro, o Psiquiatra da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, Fernandes Costa, vem aos escritórios da Ricoh para explicar aos colaboradores o que é a doença de Alzheimer e como devemos proceder caso tenhamos uma situação destas na família. No mesmo dia, o Provedor da Misericórdia de Gaia, Artur de Almeida Leite, explicará o trabalho que a instituição faz com os utentes, sessão que será transmitida em direto para os escritórios de Lisboa e Espanha.

Paralelamente, durante o Mês Solidário, que a empresa celebra em dezembro, serão levadas a cabo ações de recolha de fundos nos escritórios da Ricoh, tais como: Convívios solidários, sorteios, doações e a venda de camisolas.

“Printed Memories” para a psicoestimulação

Os fundos arrecadados graças a todas as ações decorridas durante o mês de dezembro, destinar-se-ão integralmente a esta causa: a Ricoh Espanha comprometeu-se a doar parte dos fundos para ajudar a investigação sobre a doença através da colaboração com a Fundação Pascual Maragall. A outra parte destinar-se-á a equipar as instituições e centros que cuidam de pessoas com Alzheimer do Porto e Madrid, com quadros interativos. Estas ferramentas de colaboração empresarial da Ricoh servirão para realizar sessões de psicoestimulação para os doentes de Alzheimer. Além disso, os centros participantes contarão com voluntários da Ricoh que darão formação sobre como usar os quadros interativos.

“Printed Memories”, a terapia da memória

Já se provou que as fotografias familiares que se utilizam na terapia da memória ajudam os doentes com Alzheimer a estimular a atividade cerebral, permitindo-lhes recordar e conetar-se com eventos, lugares e pessoas nas suas vidas. Por isso, em colaboração com a Book Print Digital, a Ricoh elaborará álbuns de fotos impressos com as lembranças dos pacientes de Alzheimer que serão uma ferramenta de ajuda nesta terapia. Para isso, os voluntários da Ricoh recolhem fotos dos pacientes de Alzheimer das instituições do Porto e de Madrid e organizarão os álbuns que serão impressos e oferecidos aos próprios pacientes.

Além disso, utilizando as próprias soluções, a Ricoh lançará em dezembro a plataforma online"Printed Memories" para o envio de postais ao nível internacional, que tem como objetivo ajudar os pacientes com demência a manterem-se em contacto com os seus familiares e amigos. Esta plataforma online também serve para a recolha de fundos para a causa em questão, de modo a que por cada postal enviado, se doe 1€ à Alzheimer´s Research.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais, soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais de trabalho. 

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus 87 anos de história. No ano fiscal terminado em março de 2023, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2 134 mil milhões de ienes (aproximadamente 13 448 milhões de euros). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa com sedes centrais no Porto, Madrid e Barcelona conta no momento com 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 345 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se sentirem realizadas através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e realizarem um futuro sustentável.

Para obter mais informações, visite-nos em www.ricoh.pt.

© 2023 RICOH COMPANY, LTD. Todos os direitos reservados. Todos os nomes de produtos mencionados são marcas comerciais das respetivas empresas.

Contacto para meios de comunicação:

Contactos de imprensa:
Fernanda Teixeira
Contacto:  +351 910 280 154
E-mail: fernandateixeira@youngnetworkgroup.com

RICOH:
Marisa Pinho
E-mail: marketing@ricoh.pt

Página: www.ricoh.pt
Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Instagram