Quadros interativos da Ricoh ajudam pacientes com Alzheimer
19.06.2019

Quadros interativos da Ricoh ajudam pacientes com Alzheimer

A Ricoh doou 3 quadros interativos à Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, no âmbito do seu projeto de Responsabilidade Social Corporativa de luta contra o Alzheimer - Printed Memories

Lisboa, 19 de junho 2019 – A Ricoh, líder em transformação de locais de trabalho com recurso a tecnologias e serviços inovadores, doou três quadros interativos (IWB – Interactive Whiteboards), à Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia (SCMG). Esta doação resulta do projeto de Responsabilidade Social Corporativa da Ricoh, Printed Memories, de luta contra o Alzheimer.

O objetivo deste projeto, a nível local, passa por ajudar as pessoas com Alzheimer a melhorar a sua estimulação cognitiva, através da interatividade criada pelos equipamentos fornecidos pela Ricoh, nas suas terapias. “O facto da tecnologia da Ricoh ser utilizada para além do ambiente profissional e contribuir para o bem-estar das pessoas, torna esta ação totalmente alinhada com os valores fundadores da Ricoh", comenta Ramon Martin, CEO da Ricoh Portugal e Espanha.
A nível internacional, o projeto Printed Memories procura o primeiro tratamento para a doença de Alzheimer até 2025. Para isso, a empresa japonesa colabora com a Alzheimer’s Research, a principal organização europeia de investigação, focada em encontrar uma solução para esta doença.
A Ricoh implementou a plataforma www.printed-memories.com através da qual, com uma libra, é possível criar e enviar postais graças à tecnologia de impressão da Ricoh. O objetivo destes postais que devem ser enviados por familiares e amigos a alguém que sofra de Alzheimer é ajudar o processo de terapia na reconstrução da sua memória. O montante angariado destina-se à investigação levada a cabo pela Alzheimers Research.

Ecrãs para a estimulação dos pacientes

Segundo Artur de Almeida Leite, Provedor da SCMG, “os meses de trabalho com o IWB têm sido muito positivos para os vários pacientes. Este quadro interativo é usado com frequência pelos utentes da Santa Casa em processo de reminiscência (capacidade de guardar e reconstituir ideias, conhecimentos, impressões adquiridas anteriormente) para as atividades de grupo nas três valências da MFR (Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fala)”. Em relação à experiência que tiveram com os pacientes de Alzheimer, os colaboradores da SCMG acreditam que o IWB os ajuda a criar uma estrutura adaptada ao paciente.
Luís Lemos, SMB Sales Director & Porto Branch Director da Ricoh, não tem dúvidas de que a Santa Casa está a potenciar de uma forma extraordinária a tecnologia da Ricoh em favor das pessoas que sofrem de Alzheimer. “Para nós é um orgulho ter contribuído para a ajuda da estimulação da memória dos pacientes”, reitera.
Na SCMG, os quadros interativos da Ricoh são fundamentais nas sessões de terapia, possibilitando a realização de tarefas didáticas – através de vídeos de música e ginástica nas atividades físicas que ajudam na mobilidade e de imagens e sons familiares, que ajudam na reconstrução de ideias/conhecimentos. Desta forma, as memórias são estimuladas, sendo orientadas para a realidade atual do paciente. Isto é, muitas das vezes, o início do processo de reabilitação.
Para além destas funções, esta tecnologia ajuda também na estimulação cognitiva e visual do paciente, através da imagem conjugada com música adaptada ao gosto e preferências de cada um. Num contexto específico, o serviço de psicologia visa trabalhar com um grupo identificado de pessoas que sofrem de demência. Mas o local de trabalho tradicional, seja na saúde ou não, está em constante evolução, e os quadros interativos da Ricoh, com tela de alta resolução, vêm provar que são uma solução direcionada para cuidados de saúde, mas não só.
Este produto é uma solução inteligente para o dia a dia de uma empresa, combina os recursos da inteligência artificial com o próprio quadro, e, além de permitir uma escrita suave, de ser um produto de alta qualidade e possibilitar a fácil partilha de imagens, pode ser usado numa variedade de configurações. Em simultâneo, os quadros interativos permitem coordenar a agenda prevista para a reunião em questão de forma a que todos os pontos sejam abordados e que nada fique esquecido no decorrer da mesma.
Este produto em concreto é uma das ferramentas fundamentais para fortalecer o trabalho de equipa de qualquer organização. Estas soluções de colaboração estão integradas no portfólio de produtos e serviços que a Ricoh disponibiliza para que as empresas melhorem a sua transformação digital.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais, soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais de trabalho. 

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus 87 anos de história. No ano fiscal terminado em março de 2023, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2 134 mil milhões de ienes (aproximadamente 13 448 milhões de euros). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa com sedes centrais no Porto, Madrid e Barcelona conta no momento com 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 345 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se sentirem realizadas através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e realizarem um futuro sustentável.

Para obter mais informações, visite-nos em www.ricoh.pt.

© 2023 RICOH COMPANY, LTD. Todos os direitos reservados. Todos os nomes de produtos mencionados são marcas comerciais das respetivas empresas.

Contacto para meios de comunicação:

Contactos de imprensa:
Fernanda Teixeira
Contacto:  +351 910 280 154
E-mail: fernandateixeira@youngnetworkgroup.com

RICOH:
Marisa Pinho
E-mail: marketing@ricoh.pt

Página: www.ricoh.pt
Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Instagram