Profissionais defendem que as novas tecnologias melhoram a experiência laboral
22.06.2020

Profissionais defendem que as novas tecnologias melhoram a experiência laboral

Porto, 22 de junho de 2020 – A nova geração tecnológica promete revolucionar o local de trabalho do futuro, com 54% dos colaboradores a defender que os empregadores usarão a Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias para melhorar a experiência de trabalho. Além disso, apenas 28% estão preocupados com a possibilidade das tecnologias, como IA e robótica, os substituírem nos seus locais de trabalho. Estes são alguns dos resultados do relatório Future of Work da Ricoh (ao qual responderam 3000 colaboradores europeus), que explora como a tecnologia, a colaboração e a sustentabilidade devem estar à frente das empresas que procuram o sucesso no futuro.

Quase três quartos (72%) dos colaboradores europeus dizem que querem contribuir mais para o desempenho da sua empresa. A tecnologia permitirá essa contribuição, dado que liberta os trabalhadores de tarefas repetitivas para se poderem concentrar em tarefas cognitivas de valor acrescentado. Nesse sentido, Ramon Martin, CEO da Ricoh Espanha e Portugal, afirma: “O uso das novas tecnologias no dia a dia não apenas melhora a capacidade dos colaboradores de se concentrarem em tarefas mais gratificantes, mas também muda a experiência de trabalho, estimulando as relações e a colaboração humanas”.
À medida que a tecnologia muda, rapidamente, a forma como trabalhamos, as empresas devem fornecer as ferramentas e a formação para aproveitar ao máximo os seus colaboradores. 69% dos inquiridos acreditam que os melhores locais de trabalho investem em tecnologias digitais para melhorar as competências das equipas. "Se tivermos o conhecimento e as capacidades necessárias para enfrentar o trabalho, seremos não apenas mais produtivos, mas também mais criativos", acrescenta o responsável.
No entanto, apenas 38% indicam que a sua empresa possui uma estratégia para integrar tecnologias como IA e robótica no local de trabalho e que a comunicou aos colaboradores. Isto reforça a importância da comunicação e da formação para melhorar o envolvimento dos colaboradores e promover a lealdade da empresa. “A necessidade de trabalho realizado por pessoas não desaparecerá. As empresas devem encarar a tecnologia como uma fórmula mágica para gerar lucros. Um relacionamento frutífero entre pessoas e máquinas só pode ter sucesso se os colaboradores fizerem parte do processo e estiverem envolvidos em novas formas de trabalhar desde o início", finaliza Ramon Martin.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais, soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais de trabalho. 

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus 87 anos de história. No ano fiscal terminado em março de 2023, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2 134 mil milhões de ienes (aproximadamente 13 448 milhões de euros). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa com sedes centrais no Porto, Madrid e Barcelona conta no momento com 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 345 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se sentirem realizadas através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e realizarem um futuro sustentável.

Para obter mais informações, visite-nos em www.ricoh.pt.

© 2023 RICOH COMPANY, LTD. Todos os direitos reservados. Todos os nomes de produtos mencionados são marcas comerciais das respetivas empresas.

Contacto para meios de comunicação:

Contactos de imprensa:
Fernanda Teixeira
Contacto:  +351 910 280 154
E-mail: fernandateixeira@youngnetworkgroup.com

RICOH:
Marisa Pinho
E-mail: marketing@ricoh.pt

Página: www.ricoh.pt
Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Instagram