Novas soluções Ricoh garantem segurança no regresso ao escritório
29.07.2020

Novas soluções Ricoh garantem segurança no regresso ao escritório

A nova gama Smart & Safe Workplace procura proteger colaboradores e clientes nos espaços de trabalho. 
Porto, 29 de julho de 2020 – Num período em que os portugueses estão a desconfinar e a regressar ao local de trabalho, a Ricoh lança uma nova gama de soluções de segurança e bem-estar - Smart & Safe Workplace -, com o objetivo de minimizar os possíveis riscos de saúde associados ao retorno ao escritório. Este é um conjunto de soluções que procuram proteger colaboradores e clientes, graças ao uso de diferentes tecnologias: touchless, Inteligência Artificial, IoT, análise de dados e análise de vídeo, termografia, sinalização infravermelha e digital, entre outras. Desta forma, a Ricoh responde à necessidade das empresas de se adaptarem às medidas de prevenção e contenção para enfrentar a crise de saúde pública causada pela COVID-19.
Assim, a Ricoh desenvolveu várias soluções, entre as quais se destaca a aplicação de reserva de espaços no local de trabalho Desk Booking, que ajuda a regular e controlar a capacidade nos escritórios e a manter a distância de segurança entre os colaboradores.
A aplicação possui várias funcionalidades, como a gestão de espaços de trabalho fixos para reservar lugares para determinadas pessoas e a atribuição automática de locais de trabalho variáveis, a gestão de lugares de estacionamento e ainda a reserva de vagas em locais específicos. Tudo isto levando em consideração as exigências de distância social. Além disso, a APP permite ao administrador controlar a entrada do edifício empresarial e de cada andar, a consulta de reservas e a extração de relatórios sobre o histórico de ocupações, para que, no caso de um colaborador ter um resultado positivo para COVID-19, a empresa possa informar as autoridades competentes, assim como quem tenha estado perto dessa pessoa.
A Ricoh Desk Booking é implementada rapidamente no modo SaaS, portanto, os requisitos de integração com a infraestrutura do cliente são muito simples (somente um servidor de correio é necessário). Além disso, é muito fácil de usar em qualquer dispositivo e adapta-se às necessidades e tamanho de qualquer organização.
Como explica Xavier Moreno, Diretor de Marketing da Ricoh Espanha e Portugal: “A tecnologia permite-nos minimizar os efeitos da COVID-19 nos espaços físicos dos escritórios e proteger a saúde dos colaboradores e clientes. Com a nova gama Smart & Safe Workplace, disponibilizamos às empresas as tecnologias necessárias para ter uma experiência profissional ágil e de qualidade, mantendo um escritório limpo e seguro, com ações responsáveis, alertas em tempo real e identificação das áreas de maior risco nos espaços corporativos. É assim que integramos as decisões de negócios às métricas de desempenho”.
Por outro lado, a nova gama Smart & Safe Workplace inclui softwares inteligentes baseados em tecnologia touchless como a APP Smart Device Connector para imprimir e digitalizar documentos sem tocar nos equipamentos multifunções.

Soluções para controlo sanitário e gestão de capacidade

Além da aplicação Desk Booking, a Ricoh fornece às empresas outras soluções para medir, controlar e analisar a saúde dos colaboradores e a capacidade de ocupação em espaços e áreas corporativos, assim como os destinados à segurança no acesso aos edifícios corporativos e estabelecimentos comerciais.
Esta área inclui o SharingCloud e o Durante, duas das soluções mais completas para reservar salas e locais de trabalho para pequenas e grandes empresas. Graças à tecnologia sem fios, sensor e audiovisual, foi criado um ecossistema seguro para trabalhar no escritório, através de painéis, ecrãs e LED que indicam a disponibilidade em tempo real de salas de reunião, estações de trabalho e outros espaços do escritório.
O controlo da temperatura corporal no acesso ao espaço de trabalho é outra medida usada para proteger colaboradores e clientes, minimizando os riscos de exposição. Neste sentido, a Ricoh oferece várias soluções assentes em câmaras térmicas e tecnologia de infravermelhos com alta fiabilidade e um processo de deteção rápido e eficiente, evitando o contacto direto e minimizando o impacto na circulação diária de pessoas. Estas soluções são adaptadas às necessidades de cada negócio e oferecem estatísticas e análises precisas e em tempo real dos dados de medição de temperatura.
Há também a solução Smart Capacity, que regula a capacidade e gestão da densidade de pessoas em tempo real, com controlo de acesso a entradas e saídas do espaço com base em vídeo analítico 3D. Por outro lado, a análise de audiência permite controlar o acesso aos espaços e a sua capacidade, ao medir a distância entre as pessoas e analisando as interações entre elas. A recolha de dados permite identificar áreas e momentos de alto risco, podendo visualizar os mapas de calor da ocupação em tempo real. O sistema relata estes dados e transmite mensagens de segurança aos utilizadores através de ecrãs de sinalização digital.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais, soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais de trabalho. 

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus 87 anos de história. No ano fiscal terminado em março de 2023, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2 134 mil milhões de ienes (aproximadamente 13 448 milhões de euros). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa com sedes centrais no Porto, Madrid e Barcelona conta no momento com 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 345 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se sentirem realizadas através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e realizarem um futuro sustentável.

Para obter mais informações, visite-nos em www.ricoh.pt.

© 2023 RICOH COMPANY, LTD. Todos os direitos reservados. Todos os nomes de produtos mencionados são marcas comerciais das respetivas empresas.

Contacto para meios de comunicação:

Contactos de imprensa:
Fernanda Teixeira
Contacto:  +351 910 280 154
E-mail: fernandateixeira@youngnetworkgroup.com

RICOH:
Marisa Pinho
E-mail: marketing@ricoh.pt

Página: www.ricoh.pt
Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Instagram