Política de cookies

A Ricoh utiliza ferramentas de recolha de dados, como cookies, para lhe proporcionar uma melhor experiência ao utilizar este site. Aprenda como alterar estas definições e obtenha mais informações sobre cookies aqui.

Novas soluções Ricoh garantem segurança no regresso ao escritório

A nova gama Smart & Safe Workplace procura proteger colaboradores e clientes nos espaços de trabalho. 

Porto, 29 de julho de 2020 – Num período em que os portugueses estão a desconfinar e a regressar ao local de trabalho, a Ricoh lança uma nova gama de soluções de segurança e bem-estar - Smart & Safe Workplace -, com o objetivo de minimizar os possíveis riscos de saúde associados ao retorno ao escritório. Este é um conjunto de soluções que procuram proteger colaboradores e clientes, graças ao uso de diferentes tecnologias: touchless, Inteligência Artificial, IoT, análise de dados e análise de vídeo, termografia, sinalização infravermelha e digital, entre outras. Desta forma, a Ricoh responde à necessidade das empresas de se adaptarem às medidas de prevenção e contenção para enfrentar a crise de saúde pública causada pela COVID-19.

Assim, a Ricoh desenvolveu várias soluções, entre as quais se destaca a aplicação de reserva de espaços no local de trabalho Desk Booking, que ajuda a regular e controlar a capacidade nos escritórios e a manter a distância de segurança entre os colaboradores.

A aplicação possui várias funcionalidades, como a gestão de espaços de trabalho fixos para reservar lugares para determinadas pessoas e a atribuição automática de locais de trabalho variáveis, a gestão de lugares de estacionamento e ainda a reserva de vagas em locais específicos. Tudo isto levando em consideração as exigências de distância social. Além disso, a APP permite ao administrador controlar a entrada do edifício empresarial e de cada andar, a consulta de reservas e a extração de relatórios sobre o histórico de ocupações, para que, no caso de um colaborador ter um resultado positivo para COVID-19, a empresa possa informar as autoridades competentes, assim como quem tenha estado perto dessa pessoa.

A Ricoh Desk Booking é implementada rapidamente no modo SaaS, portanto, os requisitos de integração com a infraestrutura do cliente são muito simples (somente um servidor de correio é necessário). Além disso, é muito fácil de usar em qualquer dispositivo e adapta-se às necessidades e tamanho de qualquer organização.

Como explica Xavier Moreno, Diretor de Marketing da Ricoh Espanha e Portugal: “A tecnologia permite-nos minimizar os efeitos da COVID-19 nos espaços físicos dos escritórios e proteger a saúde dos colaboradores e clientes. Com a nova gama Smart & Safe Workplace, disponibilizamos às empresas as tecnologias necessárias para ter uma experiência profissional ágil e de qualidade, mantendo um escritório limpo e seguro, com ações responsáveis, alertas em tempo real e identificação das áreas de maior risco nos espaços corporativos. É assim que integramos as decisões de negócios às métricas de desempenho”.

Por outro lado, a nova gama Smart & Safe Workplace inclui softwares inteligentes baseados em tecnologia touchless como a APP Smart Device Connector para imprimir e digitalizar documentos sem tocar nos equipamentos multifunções.

Soluções para controlo sanitário e gestão de capacidade

Além da aplicação Desk Booking, a Ricoh fornece às empresas outras soluções para medir, controlar e analisar a saúde dos colaboradores e a capacidade de ocupação em espaços e áreas corporativos, assim como os destinados à segurança no acesso aos edifícios corporativos e estabelecimentos comerciais.

Esta área inclui o SharingCloud e o Durante, duas das soluções mais completas para reservar salas e locais de trabalho para pequenas e grandes empresas. Graças à tecnologia sem fios, sensor e audiovisual, foi criado um ecossistema seguro para trabalhar no escritório, através de painéis, ecrãs e LED que indicam a disponibilidade em tempo real de salas de reunião, estações de trabalho e outros espaços do escritório.

O controlo da temperatura corporal no acesso ao espaço de trabalho é outra medida usada para proteger colaboradores e clientes, minimizando os riscos de exposição. Neste sentido, a Ricoh oferece várias soluções assentes em câmaras térmicas e tecnologia de infravermelhos com alta fiabilidade e um processo de deteção rápido e eficiente, evitando o contacto direto e minimizando o impacto na circulação diária de pessoas. Estas soluções são adaptadas às necessidades de cada negócio e oferecem estatísticas e análises precisas e em tempo real dos dados de medição de temperatura.

Há também a solução Smart Capacity, que regula a capacidade e gestão da densidade de pessoas em tempo real, com controlo de acesso a entradas e saídas do espaço com base em vídeo analítico 3D. Por outro lado, a análise de audiência permite controlar o acesso aos espaços e a sua capacidade, ao medir a distância entre as pessoas e analisando as interações entre elas. A recolha de dados permite identificar áreas e momentos de alto risco, podendo visualizar os mapas de calor da ocupação em tempo real. O sistema relata estes dados e transmite mensagens de segurança aos utilizadores através de ecrãs de sinalização digital.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é líder em transformação dos locais de trabalho e ao nível da colaboração empresarial, utilizando tecnologias e serviços inovadores que permitem às pessoas trabalhar de modo mais eficaz. Durante mais de 80 anos, a Ricoh impulsionou a inovação e atualmente desenvolve soluções de gestão documental, serviços de TI, soluções de impressão comercial e industrial, câmaras digitais e sistemas industriais. Com escritórios centrais em Tóquio, o Grupo Ricoh opera em 200 países e regiões. No ano fiscal terminado em março de 2020, as vendas mundiais do Grupo Ricoh somaram 2008 biliões de yenes (aproximadamente 18,5 biliões de dólares).

A Ricoh Portugal e Espanha iniciaram a sua atividade há mais de três décadas. Hoje, a companhia, com sede central em Sant Cugat del Vallés (Barcelona), conta com 17 delegações, 2000 profissionais, mais de 100 distribuidores e 50 000 clientes. Existem 3 eixos sobre os quais a Ricoh se debruça no desenvolvimento do seu negócio em Portugal e Espanha: impressoras de escritório, serviços de escritório e a indústria de impressão comercial. Para mais informações, visite www.ricoh.pt e www.ricoh.es.


Contactos de imprensa:

RICOH:
Marisa Pinho
Tel: 937 205 520

Correio eletrónico: marketing@ricoh.pt
Página web: www.ricoh.pt
Join us on Facebook: www.facebook.com/RicohPortugal
Follow us on Twitter: www.twitter.com/Ricoh_Portugal
Follow us on LinkedIn: www.linkedin.com/company/Ricoh_Portugal
Follow us on YouTube: www.youtube.com/user/ricohportugal