Líderes de negócios identificam a impressão como a chave para a o crescimento e inovação
25.06.2018

Líderes empresariais identificam a impressão como um recurso estratégico decisivo para o crescimento e inovação

Lisboa, 25 de junho de 2018 – Os líderes empresariais europeus identificaram as novas tecnologias de impressão como ferramentas fundamentais para a agilidade e inovação. De acordo com o novo estudo levado a cabo pela Ricoh, a maioria das 3150 pessoas inquiridas, encarregadas pela tomada de decisões, comentou que os benefícios derivados da agilidade (77%) e da inovação (69%) são elementos-chave impulsionadores do investimento em novas tecnologias de impressão. Esta é também a opinião de 83% dos líderes empresariais portugueses, onde 150 pessoas foram inquiridas.
Estas conclusões demonstram que as novas formas de impressão se têm convertido em componentes cruciais de estratégias de êxito dos líderes empresariais. O estudo também revela que 69% dos gestores portugueses acreditam que a impressão aportará novos fluxos de receitas e 68% consideram que proporcionará uma fonte de diferenciação competitiva. Estes líderes reforçam esta crença com um compromisso financeiro: 58% já investiram em novas formas de impressão e 32% planeiam fazê-lo nos próximos 5 anos.
David Valero, Sales Director in Major Accounts Ricoh Portugal e Espanha, comenta que: “A ideia de que ‘a impressão está morta’ é totalmente errada. As novas tecnologias de impressão estão a ajudar as empresas a transformar radicalmente as suas operações. Na assistência sanitária, as empresas farmacêuticas estão a fabricar próteses impressas em 3D adaptadas a pacientes específicos. No pequeno comércio, estão a ser fabricados sapatos e desenhos únicos impressos por pedido, reduzindo stock desnecessário. Na educação, os estudantes podem comprar livros com textos personalizados, reduzindo assim os custos e melhorando a aprendizagem. Adicionalmente, permitem, de forma transversal, criar um forte impacto na digitalização dos processos-chave das empresas, frequentemente baseados na utilização de papel”.

Agilidade, personalização e redução de custos

As novas capacidades de impressão estão a proporcionar as bases para melhorias ao nível da agilidade estratégica e da inovação, o que impulsiona uma melhor qualidade e eficácia no trabalho desenvolvido. Neste sentido, 47% dos inquiridos afirmam que adotaram novas tecnologias de impressão que possibilitam a automatização e o desenvolvimento da IA (Inteligência Artificial).
Face às exigências dos consumidores, as empresas estão a modernizar as suas operações de modo a acompanharem as tendências, que incluem custos mais baixos, entregas mais rápidas e uma maior personalização. Os líderes empresariais portugueses revelaram que têm sentido dificuldades para melhorar com eficácia a fidelização dos clientes à marca (32%) e as taxas de aprovação (32%).
Mediante o recurso às novas tecnologias de impressão, as empresas podem transformar a forma como preveem e dão resposta às exigências dos consumidores, reduzindo os tempos de entrega, oferecendo uma maior escolha e diminuindo os custos. Por setores, 60% dos líderes no domínio dos cuidados de saúde utilizam novas tecnologias de impressão para melhorar o diagnóstico e reduzir as taxas de mortalidade. Por outro lado, 53% dos líderes empresariais do setor do retalho estão a investir em impressão 3D.
Valero acrescenta: «As novas tecnologias de impressão permitem às empresas estreitar relações com clientes, responder mais rapidamente às suas expectativas e oferecer uma experiência mais personalizada. 65% dos líderes empresariais acreditam que serão ultrapassados pela concorrência se não investirem em nova tecnologia de impressão, área que se tem revelado uma importante estratégia para as empresas”.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais, soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais de trabalho. 

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus 87 anos de história. No ano fiscal terminado em março de 2023, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2 134 mil milhões de ienes (aproximadamente 13 448 milhões de euros). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa com sedes centrais no Porto, Madrid e Barcelona conta no momento com 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 345 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se sentirem realizadas através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e realizarem um futuro sustentável.

Para obter mais informações, visite-nos em www.ricoh.pt.

© 2023 RICOH COMPANY, LTD. Todos os direitos reservados. Todos os nomes de produtos mencionados são marcas comerciais das respetivas empresas.

Contacto para meios de comunicação:

Contactos de imprensa:
Fernanda Teixeira
Contacto:  +351 910 280 154
E-mail: fernandateixeira@youngnetworkgroup.com

RICOH:
Marisa Pinho
E-mail: marketing@ricoh.pt

Página: www.ricoh.pt
Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Instagram