Ricoh junta-se à luta pela diversidade no local de trabalho
10.10.2019

Ricoh junta-se à luta pela diversidade no local de trabalho

Ricoh junta-se à luta pela diversidade no local de trabalho

Porto, 10 de outubro – A Ricoh Company, Ltd. (Tóquio, Japão) anunciou a aliança de um grupo de empresas internacionais com um objetivo comum: combater a desigualdade e promover a diversidade no local de trabalho.

Liderada por Emmanuel Faber, presidente e CEO da Danone, a iniciativa 'Business for Inclusive Growth' (B4IG) reúne 34 multinacionais com mais de três milhões de funcionários em todo o mundo e receitas globais superiores a um trilião de dólares. Esta plataforma desenvolverá um programa de três anos, gerido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), através do qual a Ricoh e os restantes membros da aliança se comprometem a: promover ações para garantir que os benefícios do crescimento económico sejam distribuídos de forma mais equitativa.
Especificamente, através desta iniciativa, as empresas participantes irão combater a desigualdade de oportunidades, reduzir as diferenças entre as regiões e colocar em prática medidas para combater a discriminação de género. As empresas identificaram uma lista inicial de 50 possíveis projetos, que envolvem mais de um bilião de euros em investimento privado, com o objetivo de serem abordados no âmbito deste programa.
A iniciativa B4IG foi apresentada ao presidente francês Emmanuel Macron, durante uma reunião com empresas, instituições de caridade e líderes no Palácio do Eliseu no dia 23 de agosto. A participação da Ricoh neste programa responde ao compromisso da empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mais precisamente com o ponto cinco, focado na promoção da igualdade de género, e no 17, que procura estabelecer parcerias para alcançar esses objetivos.
Outros membros incluem: Accenture, Agropur, AXA, BASF, BNP Paribas, BPCE, CareCentrix, Cogeco, Crédit Agricole, Danone, Edelman, Engie, GINgroup, Goldman Sachs, Henkel, Ingka Group, JPMorgan, Keurig Dr Pepper, Johnson & Johnson, Kering, Jurídico e Geral, L'Oréal, Marte, Renault, Schneider Electric, Sodexo, Suez, TIAA, Unilever, Veolia, Virgin et Ylva.
O Secretário-Geral da OCDE, Angel Gurría, afirmou: “A crescente desigualdade é um dos principais desafios do mundo atual, pois ajuda a perpetuar a pobreza, prejudica a união social e a confiança. Apostar no crescimento económico sustentável significa apostar no crescimento inclusivo, e isso implica garantir que todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial e não apenas contribuir para o crescimento de seu país, mas também beneficiar dele, independentemente do seu passado ou das suas origens”.
Jake Yamashita, presidente e CEO da Ricoh, disse: “A Ricoh está firmemente comprometida em criar um futuro sustentável. Já anunciamos que o nosso foco estará em dez questões principais, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estamos empenhados com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa para zero até 2050 e somos a primeira empresa japonesa a ingressar no RE100. A aliança B4IG está totalmente alinhada com a nossa estratégia e os nossos valores, e estamos felizes em ser a primeira empresa japonesa a aderir a essa iniciativa de combate à desigualdade, juntamente com outras empresas internacionais”.
OECD Secretary-General, Angel Gurría, said: “Growing inequality is one of the biggest social challenges in the world today, perpetuating poverty, undermining social cohesion and trust. Sustainable economic growth means inclusive economic growth. It means giving every individual the opportunity to fulfil her or his potential, the chance not only to contribute to a nation’s growth but to benefit from it, regardless of their background or origins.”

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais, soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais de trabalho. 

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus 87 anos de história. No ano fiscal terminado em março de 2023, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2 134 mil milhões de ienes (aproximadamente 13 448 milhões de euros). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa com sedes centrais no Porto, Madrid e Barcelona conta no momento com 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 345 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se sentirem realizadas através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e realizarem um futuro sustentável.

Para obter mais informações, visite-nos em www.ricoh.pt.

© 2023 RICOH COMPANY, LTD. Todos os direitos reservados. Todos os nomes de produtos mencionados são marcas comerciais das respetivas empresas.

Contacto para meios de comunicação:

Contactos de imprensa:
Fernanda Teixeira
Contacto:  +351 910 280 154
E-mail: fernandateixeira@youngnetworkgroup.com

RICOH:
Marisa Pinho
E-mail: marketing@ricoh.pt

Página: www.ricoh.pt
Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Instagram