Ricoh Portugal, 21 de junho de 2022 - Para proteger a sua conta, o Google deixará de suportar aplicações e dispositivos de terceiros que lhe peçam para iniciar sessão na sua conta Google, utilizando apenas o seu nome de utilizador e palavra-passe desde 30 de maio de 2022.
Importante: Este prazo não se aplica aos clientes do Google Workspace ou Google Cloud Identity. A data em que a alteração será implementada para estes clientes será anunciada posteriormente no blogue Workspace.
Todos os detalhes estão disponíveis no website do Google:
Como é que afeta as impressoras multifunções Ricoh?
Todos os utilizadores que utilizem as seguintes funcionalidades num ambiente Gmail deverão seguir as instruções abaixo para se adaptarem à nova política da Google. Caso contrário, o envio e receção de e-mails sobre dispositivos Ricoh poderá deixar de funcionar desde 30 de maio de 2022.
Funcionalidades afetadas:
- Envio de correio eletrónico (Protocolo relacionado: SMTP).
- Scan para e-mail
- Scan para mim
- Notificação automática por e-mail
- Notificação por e-mail a pedido
- FAX Internet (Envio)
- Receção de correio eletrónico (Protocolo relacionado: POP3/IMAP4)
- FAX Internet (receção) / Mail to Print
Solução:
Poderá enviar e receber e-mails como anteriormente, se obtiver uma palavra-passe da aplicação para a conta Google que corresponda ao endereço Gmail que está a utilizar, e se a definir novamente como a palavra-passe para autenticação no servidor SMTP e no servidor POP3/IMAP4. (Se já obteve uma palavra-passe de aplicação no passado e definiu-a como a palavra-passe para autenticação, pode continuar a utilizá-la tal como está).
Neste guia vídeo encontrará todos os passos detalhados para poder reativar as funções afetadas.
Para qualquer consulta relacionada, pode contactar o nosso Centro de Atendimento ao Cliente pelo telefone 808 203 002 ou através de eservice@ricoh.pt.