Estudo revela que empresas podem perder talentos se não estiverem preparadas para o teletrabalho
14.10.2020

Estudo revela que empresas podem perder talentos se não estiverem preparadas para o teletrabalho

Mais de um quarto dos colaboradores europeus de pequenas empresas mudariam de emprego para um empresa melhor preparada para o teletrabalho, segundo um estudo realizado pela Ricoh

Porto, 14 de outubro de 2020 – De acordo com um novo estudo realizado pela Ricoh Europa, as pequenas empresas europeias têm 42% mais probabilidade do que as grandes empresas de perder colaboradores devido a frustrações tecnológicas relacionadas com o teletrabalho.
À medida que os proprietários de pequenas empresas continuam a recuperar-se dos efeitos da pandemia global, os trabalhadores esperam que o empregador ofereça uma abordagem mista moderna de como e onde trabalham. Este novo estudo, baseado na opinião de 1300 colaboradores de escritório europeus, revela que 27% dos trabalhadores de pequenas empresas estão a pensar mudar de emprego. O estudo também conclui que:
  • 69% afirmam ter capacidade para trabalhar remotamente;
  • No entanto, 29% acham difícil manter a motivação e a concentração durante o teletrabalho devido a problemas de comunicação e tecnologia;
  • 22% também se sentem menos produtivos devido às restrições de comunicação e tecnologia;
  • 48% tiveram de recorrer à sua própria tecnologia para trabalhar remotamente durante a pandemia porque a empresa não forneceu equipamentos.
Esta deficiência de tecnologia não arrisca apenas a retenção de talentos. “É preocupante, num momento em que impulsionar o crescimento é fundamental, que 24% digam que não têm as ferramentas necessárias para entregar os melhores resultados aos clientes ou para colaborar remotamente com a equipa”, explica Ramon Martin, CEO da Ricoh Portugal e Espanha.

O futuro passa pelo trabalho misto

Apesar dos problemas do trabalho remoto, os colaboradores de pequenas empresas não voltarão em massa para o escritório tão cedo. Quando questionados sobre as futuras políticas de teletrabalho na empresa, 41% acreditam que a empresa permitirá que trabalhem remotamente até o final de 2020, enquanto 34% acreditam que poderia ser indefinidamente.

Com os olhos postos no futuro, dois terços (66%) consideram que o teletrabalho poderia ser a forma de trabalhar standard da sua empresa e 55% confiam que a sua empresa vai investir em soluções tecnológicas para responder aos requisitos do local de trabalho do futuro. Isso inclui tornar o escritório mais seguro, com 40% a afirmar que não se sentiriam confortáveis em regressar, a menos que existam medidas de segurança adicionais, como controladores de temperatura e o uso de equipamentos touchless.

Ramon Martin, CEO da Ricoh Portugal e Espanha, afirma: “As pequenas empresas não têm tempo a perder no seu caminho da digitalização. Sem a tecnologia necessária para trabalhar de forma segura e eficiente, tanto em casa como no escritório, os empresários enfrentam uma importante perda de competitividade e uma fuga de talentos. Já não há lugar para as velhas formas de trabalhar. As empresas precisam de implementar uma nova cultura digital que combine o trabalho misto presencial e remoto de forma ágil e eficiente, que automatize os processos importantes do negócio e que garanta a segurança das pessoas e de toda a informação.”
Pode fazer o download das conclusões do estudo aqui: www.ricoh-europe.com/insights.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais, soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais de trabalho. 

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus 87 anos de história. No ano fiscal terminado em março de 2023, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2 134 mil milhões de ienes (aproximadamente 13 448 milhões de euros). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa com sedes centrais no Porto, Madrid e Barcelona conta no momento com 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 345 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se sentirem realizadas através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e realizarem um futuro sustentável.

Para obter mais informações, visite-nos em www.ricoh.pt.

© 2023 RICOH COMPANY, LTD. Todos os direitos reservados. Todos os nomes de produtos mencionados são marcas comerciais das respetivas empresas.

Contacto para meios de comunicação:

Contactos de imprensa:
Fernanda Teixeira
Contacto:  +351 910 280 154
E-mail: fernandateixeira@youngnetworkgroup.com

RICOH:
Marisa Pinho
E-mail: marketing@ricoh.pt

Página: www.ricoh.pt
Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Instagram