Confronto ou Colaboração com a entrada da Geração Z no mercado de trabalho?
08.09.2015

Confronto ou Colaboração com a entrada da Geração Z no mercado de trabalho?

Confronto ou Colaboração

As empresas já hoje sentem dificuldades com a Geração do Milénio, mas enfrentarão mais problemas se não conseguirem adotar novas formas de trabalhar

Lisboa, 08 de setembro de 2015 – De acordo com um recente estudo patrocinado pela Ricoh, mais de metade dos colaboradores (52%) afirmam que as respetivas entidades empregadoras não conseguem ir ao encontro das necessidades das diferentes gerações no local de trabalho. Esta dura conclusão sugere um caminho no sentido da colisão a nível corporativo, uma vez que pela primeira vez na História uma quarta geração – a Geração Z – ingressa na população ativa do mercado de trabalho.

Existem agora quatro geracoes distintas no local de trabalhoMas o que é que a Geração Z (pessoas com atualmente 19 anos ou mais novas) quer e espera ao certo? Merecem o rótulo rude, atribuído por alguns, de indivíduos excessivamente exigentes e obcecados por ecrãs em busca de reconhecimento imediato? Um inquérito a mais de 3300 pessoas agregando as quatro gerações e em 22 países da Europa, Médio Oriente e África deu como resposta foi um enfático “não”. 

Os indivíduos da Geração Z são únicos. Foram fortemente influenciados pelos pais individualistas da Geração X, ouviram histórias dos avós do Baby Boom e assistiram aos erros e êxitos da Geração do Milénio. Combinando esta influência com o seu interesse por tudo o que é digital, possuem uma base sólida para atingir objetivos e educar os outros num mundo profissional exigente e em constante mudança. 

As boas notícias são que a maioria dos colaboradores (88%) dos inquiridos de todas as gerações acredita que uma força laboral de diferentes idades constitui um ativo importante para as empresas. 

No entanto, o inquérito revelou um desafio-chave que os gestores têm de ultrapassar. Mais de um terço (35%) dos colaboradores mais velhos prevê que aumentem as tensões no local de trabalho com a chegada da Geração Z às empresas. Com a próxima vaga de mudança impulsionada pela tecnologia a atingir e agitar ainda mais o local de trabalho, é imperativo criar ambientes que permitam e fomentem um trabalho genuinamente harmonioso e produtivo entre as diversas gerações. 

David Mills, CEO da Ricoh Europa, comentou: “Tal como com as possibilidades criadas pela evolução para o digital, a chegada da Geração Z abre uma série de oportunidades a todas as empresas. Com apenas 7% das PMEs com negócios transfronteiriços dentro da UE , os elementos da Geração Z que progredirem para cargos de gestão estarão perfeitamente capacitados para fomentar o trabalho sem fronteiras e assegurar que as respetivas empresas irão competir num só mercado global. As grandes companhias também poderão beneficiar. A experiência e o know-how empresarial que as pessoas da Geração Z vão adquirindo, em conjunto com o seu crescimento num ambiente de grande conectividade e colaboração, contribuirão para o seu desempenho dinamizador nas empresas. Entretanto, a constante procura de inovações no estilo de trabalho presentes na Geração Z, para quem um fluxo contínuo de tecnologias inovadoras, produtos e novos processos é a norma, será um fator crucial para as empresas que procuram crescer no mercado global.” 

O inquérito revelou que 65% dos inquiridos concordam que há diferenças fundamentais no modo como trabalham os colaboradores de cada geração. As diferenças mais evidentes são encontradas nas respetivas atitudes, expectativas e estilos de trabalho. A comunicação presencial, embora continue a ser o método preferido entre todos os grupos, está em declínio se olharmos para a sua evolução de um ponto de vista geracional. 

A preferência por este tipo de comunicação cai de 77% entre a geração do Baby Boom para 58% na Geração Z. Paralelamente, 73% dos inquiridos da Geração Z acreditam que o seu futuro empregador irá satisfazer as suas necessidades, contrariamente a meros 48% das outras três gerações. 

Mills acrescentou: “Não há dúvida que a Geração Z trará uma reviravolta e as empresas terão de se adaptar agora. Tentar encaixar os colaboradores, em particular os da Geração Z, nas mesmas formas tradicionais de trabalhar e obrigá-los a usar as mesmas ferramentas é algo que simplesmente não resultará. As pessoas são frequentemente o maior elemento diferenciador de uma organização e as empresas mais bem-sucedidas serão aquelas que conseguirem capacitar e envolver todas as gerações da sua força laboral, desde a pessoa mais experiente ao jovem mais promissor.” 

Saiba mais em http://thoughtleadership.ricoh-europe.com/pt/

Notas sobre 4 as gerações em análise:

  • Baby Boomers: 1946 – 1964 (agora com 69-51 anos)
  • Geração X: 1965 – 1980 (50-35 anos)
  • Geração Y: 1981 – 1995 (34-20 anos)
  • Geração Z: 1996 – até agora (19 anos ou menos)

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais, soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais de trabalho. 

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus 87 anos de história. No ano fiscal terminado em março de 2023, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2 134 mil milhões de ienes (aproximadamente 13 448 milhões de euros). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa com sedes centrais no Porto, Madrid e Barcelona conta no momento com 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 345 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se sentirem realizadas através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e realizarem um futuro sustentável.

Para obter mais informações, visite-nos em www.ricoh.pt.

© 2023 RICOH COMPANY, LTD. Todos os direitos reservados. Todos os nomes de produtos mencionados são marcas comerciais das respetivas empresas.

Contacto para meios de comunicação:

Contactos de imprensa:
Fernanda Teixeira
Contacto:  +351 910 280 154
E-mail: fernandateixeira@youngnetworkgroup.com

RICOH:
Marisa Pinho
E-mail: marketing@ricoh.pt

Página: www.ricoh.pt
Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Instagram