Colaboradores das PME receiam não ter a possibilidade de desfrutar do trabalho híbrido
29.06.2021

Colaboradores das PME receiam não ter a possibilidade de desfrutar do trabalho híbrido

A maioria dos trabalhadores de pequenas e médias empresas prevê que vai estar principalmente no escritório quando as restrições da Covid-19 forem relaxadas. Os motivos apontados são a alta carga administrativa e os processos baseados em papel.

Small business workers fear missing out on the hybrid work opportunity
Ricoh Portugal – 29 de junho de 2021 - Colaboradores de pequenas e médias empresas em toda a Europa receiam ser forçados a voltar ao escritório, porque trabalhar remotamente não permite que se concentrem na experiência do cliente ou no crescimento do negócio.
Estes são dados apurados num novo estudo publicado pela Ricoh Europa, no qual participaram mais de 1400 colaboradores de pequenas e médias empresas europeias. A maioria (58%) prevê que vai estar sobretudo no escritório quando as restrições da Covid-19 forem relaxadas. Ao mesmo tempo, preveem barreiras e dificuldades para trabalhar com dinamismo, devido aos pedidos em constante evolução dos clientes.
Quase metade (45%) afirma que seriam mais produtivos com menos encargos administrativos. As formas tradicionais de trabalho evitam que as pequenas e médias empresas atinjam um resultado financeiro mais sólido, na medida em que os colaboradores têm menos tempo para vender ou para criar novos modelos de negócio. Para além destas oportunidades perdidas, a criatividade, a motivação e a satisfação dos colaboradores também são prejudicadas pelo desempenho de tarefas monótonas e rotineiras.
A carga de trabalho dos funcionários é um dos fatores-chave que dita o regresso ao escritório, agravado pela falta de ferramentas para dar suporte a tarefas de alto valor durante o teletrabalho e pelo investimento insuficiente em processos automatizados. Dois em cada cinco colaboradores têm dificuldade de acesso a conhecimento e a informação dos sistemas da empresa que necessitam, para oferecer um melhor atendimento ao cliente, enquanto trabalham remotamente. Isto limita o atendimento rápido, conveniente e personalizado que diferencia as empresas. Consequentemente, este cenário pode vir a favorecer concorrentes maiores, cuja equipa normalmente tem acesso aos dados necessários para otimizar a experiência do cliente.
Metade dos entrevistados (51%) acredita que os processos automatizados são a resposta. Além de melhorar a experiência de trabalho, apoiariam os esforços de retenção de talentos, como vendas, que muitas vezes são o rosto da empresa. Na verdade, um em cada quatro (25%) está a pensar em procurar trabalho em empresas melhor equipadas, para trabalhar à distância. Em simultâneo, a automatização dos principais processos apoiaria os esforços para direcionar a fidelidade do cliente e posicionar as pequenas e médias empresas como entidades com mais experiência digital.
Xavier Moreno, Diretor de Marketing da Ricoh Espanha e Portugal, afirma: «Há anos que acompanhamos as pequenas e médias empresas nos seus desafios de transformação digital e sabemos que os seus recursos para investir em tecnologia são muito limitados. Mas investir para que seus colaboradores possam aceder a toda a documentação de maneira remota e segura, tem um impacto positivo e imediato na sua agilidade e produtividade. Muitas vezes, as pequenas e médias empresas não detetam as suas necessidades até descobrirem que, ao automatizarem os seus processos de forma eficiente, podem obter economias de custo cruciais para a sua sobrevivência e competitividade. Otimizar os seus recursos e apostar nesta agilidade no acesso à informação pode constituir não só um avanço na forma de trabalhar, mas também um crescimento contínuo e sólido, rumo à consolidação de uma verdadeira empresa digital».
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| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais, soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais de trabalho. 

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus 87 anos de história. No ano fiscal terminado em março de 2023, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2 134 mil milhões de ienes (aproximadamente 13 448 milhões de euros). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa com sedes centrais no Porto, Madrid e Barcelona conta no momento com 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 345 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se sentirem realizadas através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e realizarem um futuro sustentável.

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