Be hybrid. Be smart - discovering hybrid technology
27.05.2024

BE HYBRID. BE SMART - DISCOVERING HYBRID TECHNOLOGY

O Grupo Ricoh realizou no dia 09 de maio de 2024, a segunda edição do evento "Be Hybrid. Be Smart - Discovering Hybrid Technology” no espaço A Estufa e O Clube – Monsanto Secret Spot, em Lisboa. Este evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades em Inteligência Artificial, Colaboração e Cibersegurança em ambientes híbridos. Contou, ainda, com a participação de várias empresas, incluindo a Microsoft, Dell e Sony, que apresentaram as suas mais recentes novidades.

Flexible frustrations: research from Ricoh Europe reveals hybrid technology still not up to scratch

Após o sucesso do evento no Porto, o "Be Hybrid. Be Smart - Discovering Hybrid Technology” rumou à cidade de Lisboa com novos temas e discussões, proporcionando uma experiência única e enriquecedora. As sessões incluíram insights valiosos sobre como as tecnologias inteligentes e a Inteligência Artificial estão a revolucionar o futuro das empresas.

A Inteligência Artificial (IA) foi o tema em destaque, desde a sua aplicabilidade na gestão documental ao armazenamento e cibersegurança, sem esquecer o impacto do Microsoft Copilot na produtividade das organizações.

Todo o evento foi apresentado pela Ari, a Assistente de Inteligência Artificial da Ricoh, que ficou encarregue de explicar a dinâmica do evento e de apresentar os seus oradores. Disponível em 47 línguas, e com um avatar fotorealista criado por IA, esta assistente possibilita, entre outros benefícios, um aumento da produtividade e do envolvimento com os clientes. 

Miquel Soler, Country Manager da Ricoh Portugal, abriu o evento, referindo que numa altura em que a Ricoh comemora 30 anos de existência em Portugal, registaram-se os melhores resultados de sempre. A Ricoh Portugal faturou 60 milhões de euros, tendo como objetivo atingir os 100 milhões de euros em três anos.

O responsável salientou ainda que a “experiência, as alianças e o compromisso com a excelência da Ricoh têm sido continuamente reconhecidos com prémios e certificações líderes da indústria” o que reafirma a sua posição como um parceiro tecnológico de confiança. 

Neste contexto, Miquel Soler falou ainda sobre os serviços que a multinacional proporciona aos seus clientes, desde as soluções de Print, líderes a nível europeu, com software próprio e sendo o único player com total capacidade de integração em qualquer espaço de trabalho, Workplace Experience, afirmando que a Ricoh é número um em serviços de comunicação e o maior parceiro da Microsoft Team a nível global, de Process Automation, onde é líder na área de gestão de documentos em clientes de média dimensão com uma solução baseada em Inteligência Artificial, e de Cloud & Cyber, onde presta serviços de missão crítica, de alto nível de certificação e especialização, no valor de até 1,5 mil milhões de euros em empresas europeias de todas as dimensões.

Seguiu-se Miguel Matias, Business Development Manager da Ricoh Portugal, que abordou a Gestão Documental com IA: oportunidades e desafios. Segundo o responsável, “cada organização e cada processo de trabalho é único e, por isso, a ideia de ‘one size fits all’ na gestão documental é uma coisa que não existe. Um sistema de gestão documental ou de business process management deve adaptar-se à empresa e não o contrário”, referiu. 

Miguel Matias relembrou que a Ricoh tem vindo a adquirir múltiplas novas empresas e, no mês de abril, adquiriu a start-up Natif.ai com vista a oferecer tecnologia avançada de IA, especialmente na área de gestão documental, melhorando as funcionalidades de reconhecimento e extração de dados, assim como a classificação automática de documentos. “A Inteligência Artificial permite neste âmbito não só uma maior fluidez de trabalho, como um menor esforço manual por parte dos colaboradores”, reiterou o especialista. 

Paulo Pino, Channel Sales Lead da Microsoft, demonstrou como se desenrola o poder da IA através do Copilot, enquanto ferramenta de Inteligência Artificial (IA) ao serviço das empresas. O responsável referiu que existem duas vertentes que determinam a importância desta tecnologia. Por um lado, destacou a interface de utilização, visto que “desde o surgimento do PC, temos tentado interagir da forma mais natural possível e, com a IA e os LLM, deu-se um passo substancial nessa área”. Por outro, o reasoning engine, ou seja, “o motor que está por trás, que nos ajuda a criar sentido” é um fator determinante. “Já temos muitos assistentes virtuais e vamos ter cada vez mais para as diferentes tarefas e os diferentes processos de negócio”, frisou.

“Nada é à prova de falhas e nós sabemos que os ataques acontecem e vão causar danos. Por mais que queiramos proteger as superfícies de ataque, as organizações devem pensar sempre que algo pode acontecer”, afirmou Hugo Almeida, Advisory System Engineer da Dell Technologies na sua intervenção. Neste contexto, a Inteligência Artificial pode ser fundamental para “aumentar a probabilidade de recuperar com sucesso” e “reduzir o tempo de resposta”.

Neste encontro, o Grupo Ricoh deu ainda a conhecer o seu software 100% português que tem vindo a melhorar a vida de gestores, médicos, enfermeiros, pacientes e visitantes: o FlexiQ. Esta é uma solução completa de gestão de atendimentos e filas em hospitais e clínicas que inclui software e quiosques.

Foi ainda exibido e lançado pela primeira vez em Portugal, pela Sony, o ecrã de 98 polegadas, proporcionando uma experiência visual extraordinária. 

Marcaram ainda presença no evento parceiros como a Microsoft, Dell, Sony, LG, Logitech, Pexip, VEEAM, Tungsten Automation, NDD, Docuware, Extreme, Dyanix, Check Point, Broadcom e Sophos.

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa tecnológica global que acompanha as empresas à medida que estas se digitalizam para otimizar o seu desempenho empresarial. Um integrador líder de serviços digitais e soluções de impressão e imagem concebidas para impulsionar a transformação digital dos locais e espaços de trabalho.

Com sede em Tóquio, as operações globais da Ricoh chegam a clientes em mais de 190 países e regiões, apoiadas por conhecimentos, tecnologias e capacidades organizacionais adquiridas ao longo dos seus mais de 88 anos de história. No ano financeiro que terminou em março de 2024, o Grupo Ricoh atingiu vendas mundiais de 2348 mil milhões de ienes (aproximadamente 15,2 mil milhões de dólares). A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Atualmente, a empresa, com sede no Porto (Portugal), Sant Cugat del Vallés (Barcelona) e Alcobendas (Madrid), tem 17 filiais, 2200 profissionais, 100 distribuidores, 50 000 clientes e um volume de negócios de 365 milhões de euros.

A missão e visão da Ricoh é capacitar as pessoas para se realizarem através do trabalho, compreendendo e transformando a forma como trabalham para libertarem todo o seu potencial e criatividade e alcançarem um futuro sustentável.

Para más información, visite-nos em www.ricoh.pt.