As empresas de média dimensão podem estar a perder 415 mil milhões todos os anos
07.10.2016

As empresas de média dimensão podem estar a perder 415 mil milhões todos os anos

Middle_Child_Syndrome

Dificuldades ao nível da conformidade regulamentar, captação de talento e acesso a tecnologia limitam o setor empresarial de média dimensão europeu

As empresas europeias de média dimensão podem estar a perder potencialmente até €5,7 milhões de receitas anuais, devido a barreiras ao seu crescimento. Com cerca de 75 000 médias empresas na Europa1, o potencial de receitas pode atingir os 433 mil milhões de euros2 – quase tanto quanto o PIB da Polónia3. Estas são as conclusões de um novo estudo patrocinado pela Ricoh. 

Embora esta grande oportunidade esteja a ser desperdiçada, as médias empresas europeias preveem um crescimento significativo. Quase 40% das empresas planeiam vender ações ao público num futuro próximo. Outros 21% tencionam adquirir outras empresas ou fundir-se com a concorrência para aumentar a sua competitividade. 

Apesar de serem extremamente ambiciosas, 93% das empresas de média dimensão relatam ter enfrentado barreiras que as impedem de atingir o seu potencial máximo. Os três principais obstáculos para o crescimento prendem-se com dificuldades na conformidade com a regulamentação complexa e dispendiosa, na captação dos melhores talentos a todos os níveis e na implementação das soluções tecnológicas certas.

“As médias empresas na Europa enfrentam desafios muito semelhantes, independentemente do seu País e do respetivo setor. Nesta situação estão incluídos os desafios estruturais e comportamentais que têm de ser abordados a nível de cada empresa, bem como em termos de políticas empresariais nacionais” comentou Jyoti Banerjee, cofundador do M-Institute, que representa as empresas de média dimensão. “Devemos celebrar as realizações das empresas de média dimensão em toda a Europa. Estão a crescer e a criar postos de trabalho. Mas também temos de reconhecer que um maior apoio do governo e da indústria seria um enorme contributo para o desempenho deste incrível, mas frequentemente esquecido, grupo de empresas”, concluiu.
De acordo com o estudo, 30% das médias empresas têm ainda de implementar soluções digitais que as ajudem a crescer e a tornarem-se grandes empresas, o que é crucial para capturar parte das receitas que vão perdendo.  “As PME´s são as que mais sofrem no mercado empresarial europeu, uma vez que as grandes empresas têm autonomia, capacidade financeira e de gestão e as pequenas empresas podem contar com apoios estatais”, observou Jorge Silva, Diretor de Marketing da Ricoh Portugal. “Não podemos ignorar que 415 mil milhões de euros é uma quantia considerável para a saúde financeira das PME´s que se está a perder. As empresas de média dimensão não podem continuar nesta encruzilhada. Devem ser proativas na procura de soluções inovadoras que tornam os seus fluxos de trabalho, de faturação e de comunicação com os seus clientes mais eficazes. As soluções digitais e-invoicing e office automation podem dar um forte contributo à gestão das PME´s, ajudando-as a ultrapassarem os muitos desafios do mercado empresarial europeu”, reiterou.

Saiba mais em www.ricoh.pt

Nota: A definição de empresa de média dimensão usada para este estudo designa uma empresa com 50 a 500 colaboradores e receitas entre 2,9 milhões de euros e 116 milhões de euros.

[1] Figure for number of mid-sized businesses in Europe provided by M-Institute, July 2016

[2] Total potential missed revenue = average. perceived missed revenue multiplied by number of mid-sized businesses across Europe (£363.6bn = £4,848,876m  x 75,000)

[3] World Economic Outlook Database April 2016, International Monetary Fund – GDP Poland, $474.893bn 2015

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é líder na criação de locais de trabalho digitais com tecnologias e serviços inovadores que permitem aos colaboradores trabalharem de forma mais inteligente a partir de qualquer lugar.

Com conhecimento e capacidade organizativa desenvolvida ao longo dos seus 85 anos de história, a Ricoh é líder na prestação de serviços digitais, gestão da informação e soluções de impressão criativas e disruptivas concebidas para acompanhar a transformação digital e otimizar a sustentabilidade dos negócios.

Com os seus escritórios centrais em Tóquio, o grupo opera em todo o mundo e os seus produtos e serviços chegam já a clientes de mais de 200 países e regiões. No ano fiscal que terminou em março de 2022, as vendas mundiais do Grupo Ricoh foram de 1758 biliões de yenes (12,540 milhões de euros).

A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Com sedes centrais no Porto, em Madrid e Barcelona, a companhia conta no momento com 17 delegações, 2000 profissionais, mais de 100 distribuidores e 50 000 clientes.

Para obter mais informação, visite-nos em www.ricoh.pt.

RICOH:

Marisa Pinho
Contacto:  +351 937 205 520
E-mail: marketing@ricoh.pt
Página: www.ricoh.pt
Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube