Inovação e I&D

Ideias através da inovação.

Acreditamos na inovação.

Imprimir Twitter Facebook Delicious LinkedIn

A dedicação à inovação e ao conhecimento do cliente permitiu à Ricoh crescer desde o seu primeiro desenvolvimento de papel fotossensível diazo, até se tornar num líder global na gestão documental. Contudo, a inovação só acrescenta valor quando contribui para a eficiência. Para melhorar a eficiência ao ponto em que até os mais sofisticados dos nossos serviços, tecnologias e software tenham uma utilização intuitiva, temos de compreender como e por que razão são utilizados pelos nossos clientes.

Para nos ajudar a conceber, desenvolver e fornecer inovações de vanguarda às pequenas e grandes empresas de todo o mundo, avaliamos continuamente os nossos produtos e serviços tendo o cliente em mente. Também nos baseamos nas competências e conhecimentos que adquirirmos ao longo da nossa longa experiência, bem como no feedback fornecido pelos nossos centros tecnológicos espalhados por todo o mundo, o qual é directamente integrado no processo de Investigação e Desenvolvimento.

As nossas perspectivas exclusivas ajudam-nos a avaliar novas ideias e a gerar ofertas originais. As nossas inovações adaptativas e centradas nos clientes contribuem para transformar processos empresariais, optimizar fluxos de documentos, impulsionar a produtividade e reduzir a pegada ambiental. Em última análise, as nossas capacidades de gestão de informação poupam às empresas tempo e dinheiro. O nosso serviço é pessoal e flexível, e vai além da tradicional prestação de serviços documentais e de impressão.

Onde tudo começa

A Investigação e Desenvolvimento da Ricoh incide em quatro áreas de investigação.

  1. Ambiente: A Ricoh procura contribuir para uma sociedade mais sustentável em todas as fases do ciclo de vida de um produto, por exemplo, na utilização de materiais de plástico à base de biomassa, tecnologia de lavagem a seco das peças, processo de produção e reaproveitamento e tecnologia QSU.

  2. Soluções para escritório: A Ricoh oferece um ambiente de TI flexível e com capacidade de resposta que facilita a gestão do conhecimento, focando-se, por exemplo, em tecnologias de extracção de informação, pesquisas visuais, tecnologias de infra-estruturas de rede da próxima geração, e respectivas aplicações em produtos, segurança de documentos impressos e sistemas de projecção da Ricoh.

  3. Impressão: A Ricoh está a concentrar-se em tecnologias para multifuncionais e impressoras, nos mercados de impressão em ambientes de escritório e de produção, que combinam excelente qualidade, alta velocidade, fiabilidade e eficiência.

  4. Equipamentos de imagem: Estamos empenhados em integrar tecnologias ópticas/de processamento de imagem e dispositivos electrónicos para criar tecnologias exclusivas com novo valor, bem como componentes electrónicos susceptíveis de serem impressos para o fabrico de circuitos de transístores e tecnologia Colour Reflective Display.

A Ricoh não se satisfaz em desenvolver tecnologia, software e serviços excepcionais. A Ricoh vai mais longe ao transformar os ambientes de trabalho através da introdução de competências notáveis, e ao reforçar as funções e a fiabilidade dos componentes para criar melhores produtos, sistemas e serviços.

Ao criar uma equipa global de especialistas, ao conceber uma estratégia clara baseada nos valores da Ricoh e ao aplicar o conhecimento que adquiriu sobre os clientes, a Ricoh está agora na vanguarda da modernização de ambientes de trabalho, revolucionando os estilos de trabalho dos seus clientes, indo ao encontro das suas necessidades de sustentabilidade e adicionando valor real ao seu negócio.

Seguem-se alguns exemplos na inovação da Ricoh em acção.

Promoção da inovação aberta – parceiros globais

  • A Ricoh está a promover a ‘inovação aberta’ para ajudar a encontrar parceiros para fazer pesquisas colaborativas/de contacto em todo o mundo.

  • A Ricoh está a estabelecer parcerias com as mais importantes organizações de investigação industriais, académicas e governamentais, por exemplo, os Laboratórios Franhofer, na Alemanha, para segurança, óptica e materiais. A Ricoh realizou projectos de gestão de conhecimento com a DFKI na Alemanha e a MTA SZTAKI na Hungria.

  • O Programa para Programadores da Ricoh envolve parcerias com uma comunidade de programadores de software para criar e desenvolver software de valor acrescentado para os produtos da Ricoh.

Conhecimento único sobre os clientes
Centro de Tecnologia Europeu – desenvolvimento de soluções à medida para ir ao encontro de necessidades específicas dos clientes. Organiza uma Conferência Consultiva anual, convidando os clientes a antever, comentar e influenciar as inovações da Ricoh antes de chegarem ao mercado.  

Os produtos certos no lugar certo
O Grupo Ricoh estabeleceu um sistema de produção global que permite que os produtos sejam produzidos de acordo com as capacidades técnicas e produtivas de cada instalação. Isto permite reduzir a pegada de carbono e tirar partido das competências locais.

Pré-configuração na fábrica reduz os prazos de entrega e o impacto ambiental
Para reduzir os prazos desde a encomenda até à entrega, introduzimos um método de pré-configuração e instalação que garante um empacotamento e entrega mais eficientes; os dispositivos opcionais são instalados na fábrica/armazém e as configurações são alteradas conforme a encomenda. Em vez de utilizar caixas de cartão e esferovite, são utilizadas caixas para transporte reutilizáveis. Além de reduzir o impacto ambiental, este método ajuda a reduzir o prazo de entrega e aumenta a satisfação dos clientes.

Para obter mais informações sobre a inovação global na Ricoh: www.ricohinnovations.com com e www.ricoh.com/srcb

Os nossos centros de I&D globais ajudam a manter a Ricoh na vanguarda da tecnologia de soluções de escritório. Os centros estão estruturados de acordo com as seguintes áreas de investigação principais:

Operações de Investigação e Desenvolvimento

  • Grupo de Desenvolvimento de Tecnologia Empresarial

  • Centro de Planeamento de Tecnologia Empresarial

  • Centro de Desenvolvimento de Tecnologia de Impressão

  • Centro de Desenvolvimento de Tecnologia de Soluções de Escritório

  • Centro de Desenvolvimento de Tecnologia de Processamento de Imagem

Grupo de Investigação e Desenvolvimento

  • Centro de Investigação de Tecnologias Bases

  • Centro de I&D de Tecnologias Avançadas

  • Centro de I&D de Tohoku

Uma rede global de peritos – Centros de I&D internos

  • Sede de I&D, Yokohama, Japão: Grupo de Investigação e Desenvolvimento para uma vasta gama de tecnologias elementares e Grupo de Desenvolvimento de Tecnologia Empresarial para aplicações práticas.

  • Centro de Tecnologia Ricoh, Kanagawa, Japão: Mais de 5000 engenheiros e funcionários desenvolvem dispositivos de processamento de imagem.

  • Ricoh Innovations, Silicon Valley, EUA: Aplicações futuras, aplicações para o negócio de comunicações móveis e desenvolvimento de processamento de imagem. Ricoh Innovations Inc.

  • Centro de Investigação de Software Ricoh, Pequim, China: Processamento de imagem e de vídeo, informação avançada, controlo de sistemas e desenvolvimento de sistemas incorporados. Software Research Centre Beijing Co. Ltd 

  • Tecnologias de Processamento de Imagem Ricoh, Xangai, China: Concepção e desenvolvimento de equipamento de escritório.
    Centro de Tecnologia Europeu, Londres, Reino Unido: Personalização de soluções Ricoh para ir ao encontro das necessidades específicas dos clientes.

Para obter mais informações sobre a inovação global na Ricoh: www.ricohinnovations.com com e www.ricoh.com/srcb

A inovação tecnológica está no âmago do Ricoh Developer Program™ (RiDP™) que permite aceder a suporte, ferramentas e serviços necessários para integrar soluções novas ou existentes com os produtos de software e hardware da Ricoh.

O programa fornece um modelo de associação de cinco níveis que foi concebido para dar resposta aos vários requisitos dos Programadores e das respectivas organizações. Cada um destes níveis disponibiliza acesso diferenciado a ferramentas de desenvolvimento, suporte de engenharia, recursos técnicos e formação.

Fornecedores de Software Independentes, Grandes Contas e Contas Estratégicas da Ricoh e Institutos Superiores de Educação também se podem tornar membros associados. Quer o seu objectivo seja incorporar a sua solução directamente no hardware ou software da Ricoh enquanto programador comercial, configurar internamente de modo personalizado os drivers de impressoras ou faxes, desenvolver middleware para integrar em Sistemas de Gestão Documental ou utilizar as ferramentas como parte do seu curriculum de ensino, o RiDP possibilita tudo isto.

Clique aqui para obter mais informações.

Topo da página