As empresas de média dimensão podem estar a perder 415 mil milhões todos os anos

Imprimir Twitter Facebook Delicious LinkedIn

As empresas de média dimensão podem estar a perder 415 mil milhões todos os anos

Dificuldades ao nível da conformidade regulamentar, captação de talento e acesso a tecnologia limitam o setor empresarial de média dimensão europeu


As empresas europeias de média dimensão podem estar a perder potencialmente até €5,7 milhões de receitas anuais, devido a barreiras ao seu crescimento. Com cerca de 75 000 médias empresas na Europa1, o potencial de receitas pode atingir os 433 mil milhões de euros2 – quase tanto quanto o PIB da Polónia3. Estas são as conclusões de um novo estudo patrocinado pela Ricoh. 


Middle_child_syndrome

Embora esta grande oportunidade esteja a ser desperdiçada, as médias empresas europeias preveem um crescimento significativo. Quase 40% das empresas planeiam vender ações ao público num futuro próximo. Outros 21% tencionam adquirir outras empresas ou fundir-se com a concorrência para aumentar a sua competitividade.

Apesar de serem extremamente ambiciosas, 93% das empresas de média dimensão relatam ter enfrentado barreiras que as impedem de atingir o seu potencial máximo. Os três principais obstáculos para o crescimento prendem-se com dificuldades na conformidade com a regulamentação complexa e dispendiosa, na captação dos melhores talentos a todos os níveis e na implementação das soluções tecnológicas certas.


“As médias empresas na Europa enfrentam desafios muito semelhantes, independentemente do seu País e do respetivo setor. Nesta situação estão incluídos os desafios estruturais e comportamentais que têm de ser abordados a nível de cada empresa, bem como em termos de políticas empresariais nacionais” comentou Jyoti Banerjee, cofundador do M-Institute, que representa as empresas de média dimensão. “Devemos celebrar as realizações das empresas de média dimensão em toda a Europa. Estão a crescer e a criar postos de trabalho. Mas também temos de reconhecer que um maior apoio do governo e da indústria seria um enorme contributo para o desempenho deste incrível, mas frequentemente esquecido, grupo de empresas”, concluiu.


De acordo com o estudo, 30% das médias empresas têm ainda de implementar soluções digitais que as ajudem a crescer e a tornarem-se grandes empresas, o que é crucial para capturar parte das receitas que vão perdendo.

 “As PME´s são as que mais sofrem no mercado empresarial europeu, uma vez que as grandes empresas têm autonomia, capacidade financeira e de gestão e as pequenas empresas podem contar com apoios estatais”, observou Jorge Silva, Diretor de Marketing da Ricoh Portugal. “Não podemos ignorar que 415 mil milhões de euros é uma quantia considerável para a saúde financeira das PME´s que se está a perder. As empresas de média dimensão não podem continuar nesta encruzilhada. Devem ser proativas na procura de soluções inovadoras que tornam os seus fluxos de trabalho, de faturação e de comunicação com os seus clientes mais eficazes. As soluções digitais e-invoicing e office automation podem dar um forte contributo à gestão das PME´s, ajudando-as a ultrapassarem os muitos desafios do mercado empresarial europeu”, reiterou.


Saiba mais em www.ricoh.pt


Nota: A definição de empresa de média dimensão usada para este estudo designa uma empresa com 50 a 500 colaboradores e receitas entre 2,9 milhões de euros e 116 milhões de euros.


[1] Figure for number of mid-sized businesses in Europe provided by M-Institute, July 2016

[2] Total potential missed revenue = average. perceived missed revenue multiplied by number of mid-sized businesses across Europe (£363.6bn = £4,848,876m  x 75,000)

[3] World Economic Outlook Database April 2016, International Monetary Fund – GDP Poland, $474.893bn 2015

Topo da página

| Sobre a Ricoh |

A Ricoh é uma empresa de tecnologia global, especializada em equipamentos de imagem para escritório, soluções de impressão de produção, sistemas de gestão documental e serviços de TI. Com sede em Tóquio, o Grupo Ricoh está presente em mais de 200 países e regiões. No exercício financeiro que terminou em março de 2015, o Grupo Ricoh registou vendas a nível mundial no valor de 2,231 mil milhões de ienes, conforme as normas IFRS (aproximadamente 18,5 mil milhões de dólares).

A maioria das receitas da empresa resulta de produtos, soluções e serviços que melhoram a interação entre as pessoas e a informação. A Ricoh produz também câmaras digitais premiadas e produtos industriais especializados. É reconhecida pela qualidade das suas tecnologias, pela excelência do seu serviço de assistência ao cliente e pelas iniciativas de sustentabilidade ambiental.

Sob o lema - imagine.change. - a Ricoh ajuda as empresas a transformarem a forma como trabalham e a potenciarem a imaginação coletiva dos seus colaboradores.

Para mais informações visite-nos em

www.ricoh.pt

Topo da página