Ricoh Adere a Programa de Certificação EPEAT que Promove Compras Ecológicas

Imprimir Twitter Facebook Delicious LinkedIn

Ricoh Adere a Programa de Certificação EPEAT que Promove Compras Ecológicas

As rigorosas classificações do Programa de Certificação EPEAT  - Gold, Silver e Bronze - ajudam a simplificar as decisões de aquisição de equipamentos de escritório para as organizações que valorizam a sustentabilidade ambiental.

 

A Ricoh, especialista em Soluções de Escritório, Impressão de Produção, Managed Document Services e IT Services,revelou hoje a sua participação no programa   Electronic Product Environmental Assessment Tool(EPEAT), o reputado registo global para equipamentos electrónicos ecológicos (www.epeat.net).

 

Ao longo dos últimos três anos, a Ricoh trabalhou com o EPEAT e outros elementos para desenvolver 59 critérios ambientais cruciais para equipamentos de processamento de imagem. O registo EPEAT foi alargado para incluir actualmente equipamentos como impressoras, copiadores e produtos multifuncionais, bem como outros dispositivos.

 

O EPEAT é uma referência abrangente para compras ambientalmente conscientes que se baseia em atributos de design ecológico, como eficiência energética, materiais reciclados e recicláveis, longevidade do produto, embalagem e programas ambientais implementados pelo fabricante.

 

O EPEAT fornece aos compradores a possibilidade que comparar facilmente desempenhos e práticas ambientais de vários fabricantes num formato standardizado.

 

“Louvo a Ricoh por registar uma gama de produtos tão diversificada na nova categoria do EPEAT relativa a equipamentos de processamento de imagem,” afirmou Robert Frisbee, CEO do EPEAT. “A decisão pró-activa da Ricoh de implementar os standards do EPEAT revela o seu compromisso para com a excelência ambiental em todas as suas linhas de produto.”

 

Jorge Silva, Director de Marketing da Ricoh Portugal afirma “A sustentabilidade e conservação ambiental está no ADN da Ricoh. Como fabricante líder de mercado em multifunções de escritório, temos uma responsabilidade acrescida, pois somos responsáveis por uma grande parte dos equipamentos colocados nas empresas. Em Portugal, temos o reconhecimento da Quercus na certificação TOPTEN, onde temos vários multifunções e impressoras com as melhores classificações ao nível do consumo energético, prova da visão e tecnologia da Ricoh.”

 

A partir de hoje, a Ricoh possui, assim, 18 produtos com classificação Gold, 43 com classificação Silver e 1 com classificação Bronze nos Estados Unidos e tem muitos mais produtos previstos[1], o que ilustra o seu compromisso para com a liderança global na área da sustentabilidade ambiental e a parceria com os seus clientes.

 

A Ricoh tem obtido distinções ambientais no mundo inteiro, como a marca Blue Angel (na Alemanha) e a Eco-Mark (no Japão), oferecendo aos seus clientes produtos ambientalmente certificados. O EPEAT é considerado uma das avaliações indispensáveis, não só para satisfazer os requisitos de fornecimento do governo federal norte-americano, mas também para oferecer a nível global, produtos que cumprem as normas do ponto de vista ambiental.

 

 

Impacto do EPEAT

Para como obter a classificação de Bronze pelo EPEAT, um equipamento de processamento de imagem tem de cumprir pelo menos 33 critérios obrigatórios ao nível do desempenho ambiental.

 

Os produtos podem atingir a classificação de Silver e Gold se cumprirem 26 critérios adicionais opcionais. Estes critérios foram desenvolvidos através de um processo de consenso entre as partes envolvidas, que incluíram centenas de representantes dos sectores do ambiente, investigação, governo e indústria.

 

De acordo com o EPEAT:

  • O sistema original de classificação de PC/monitores do EPEAT é um requisito ambiental de oito governos, incluindo os Estados Unidos, e milhares de compradores no mundo inteiro. Os contratos de aquisição que exigem registo no EPEAT ultrapassam os 65 mil milhões de dólares. Mais de 50 fabricantes registaram os seus PCs, monitores, copiadores, impressoras e scanners em mais de 40 países. Mais de 533 milhões de produtos com registo EPEAT foram adquiridos desde o início do programa em Julho de 2006.

 

  • Desde 2006, os compradores que optaram por produtos electrónicos certificados pelo EPEAT em vez de produtos que não cumprem critérios do sistema permitiram um corte nas emissões de gases com efeito de estufa equivalente ao impacto anual de 11 milhões de veículos nos Estados Unidos, evitando mais de 394 000 toneladas de desperdícios perigosos e reduzindo os resíduos sólidos em quase 167 000 toneladas – o equivalente aos resíduos domésticos anuais gerados por 86 000 famílias nos Estados Unidos.
Saiba mais em http://www.epeat.net/


[1]Para a lista mais recente de produtos Ricoh classificados pela EPEAT, visite

http://ww2.epeat.net/searchoptions.aspx


 

Topo da página