A Ricoh apoia o Dia Mundial do Ambiente 2010 com a sua iniciativa Global Eco Action
A Ricoh Europa, especialista em soluções digitais de escritório e impressão de produção, reiterou o seu contínuo apoio ao Dia Mundial do Ambiente das Nações Unidas. Ao mesmo tempo, os mais de 108.000 colaboradores da Ricoh de todo o mundo unir-se-ão no próximo dia 4 no Global Eco Action Day levado a cabo pela empresa, participando numa variedade de iniciativas de poupança de energia que contribuem para atingir os objectivos ambientais da Ricoh. Esta data visa celebrar assim o dia mundial do ambiente que ocorre no próximo sábado.
Tom Wagland, Manager do Environmental Management Group da Ricoh Europa afirma,” Incutir consciência ambiental junto dos nossos clientes, fornecedores e mais de 108.000 colaboradores é um elemento-chave da estratégia global da Ricoh para reduzir o consumo de C02 em 88% até 2050. As metas de redução de impacto aplicam-se a todas as áreas de negócio que incluem: produção, instalações da empresa, distribuição dos produtos e reciclagem de peças, consumíveis e produtos.”
Este ano será o quinto ano em que a Ricoh promove o Dia Mundial do Ambiente das Nações Unidas junto dos seus colaboradores, familiares e amigos. Todos os anos os colaboradores de todas as empresas Ricoh espalhadas pelo mundo participam no escritório e acabam por levar também a mensagem da conservação ambiental e da redução energética para casa, transmitindo-a aos seus amigos e família. Em todo o mundo os painéis e placares publicitários serão apagados durante um período mínimo de 24 horas. Na Europa, estão previstas actividades envolvendo os colaboradores como eventos comunitários a nível local, verificar a pressão dos pneus de modo a contribuir para a redução do consumo de combustível e de emissões; partilhar a frota de viaturas da empresa pelos colaboradores, andar de bicicleta e aumentar a utilização de transportes públicos por parte das pessoas que moram mais longe do seu emprego.
Este ano, a Ricoh desligará luzes e equipamentos eléctricos, sempre que possível, no escritório e em casa. Muitos colaboradores irão a pé para o emprego ou utilizarão os transportes públicos ou a bicicleta em vez dos seus automóveis. Alguns colaboradores da sede da Ricoh Europa, em Londres, empregarão as suas horas de trabalho no projecto “Three Rivers Clean-up” da Thames21, contribuindo para o trabalho da Ricoh a nível comunitário e ao mesmo tempo reduzindo a utilização de energia no escritório durante o dia através uma série de iniciativas a cargo dos “eco-guerreiros”. Por toda a Europa, actividades adicionais incluem mais lugares de estacionamento para bicicletas e demonstrações de automóveis mais eficientes para os colaboradores.
Jorge Silva, Director de Marketing da Ricoh Portugal sublinha, “A cultura Ricoh, a nossa abordagem ambiental estratégica e de gestão da pegada de carbono, têm-nos permitido ganhar uma ilustre reputação de excelência ao nível da sustentabilidade. Nos últimos cinco anos reduzimos a nossa pegada de carbono em 40 000 toneladas. Continuaremos a nossa focalização nessa redução, no fomento da consciência e no apoio aos nossos clientes para que reduzam as suas pegadas de carbono ao mesmo tempo que apostamos na nossa rentabilidade empresarial.“
Em Portugal teremos especial enfoque em:
- Afixar nos escritórios posters alusivos ao dia mundial do ambiente
- Comunicação interna onde serão apresentadas várias ideias amigas do ambiente a seguir pelos colaboradores e pelos seus familiares, em casa e no trabalho.
- Desligar os NEONS durante todo o fim de semana do ambiente (já que o dia mundial do ambiente é mesmo o dia 5 - sábado)
- Será distribuido um video alusivo à protecção do ambiente a todos os novos colaboradores - No ano passado este mesmo video foi distribuido por todos os colaboradores Ricoh Portugal
- Registo numa base de dados a toda a Europa onde os colaboradores poderão descrever individualmente que acções tomaram nesse dia.
- Reforçar a importância da separação de resíduos / não envio para aterro.
- Não ligar aparelhos de ar condicionado nesse dia (contabilizando os Kw nesse dia) para verificar a redução de consumo monitorizado.
- Comunicações externas para imprensa, parceiros, revendedores e site ricoh.pt
Actualmente, a Ricoh produz uma das maiores gamas de impressoras, multifunções, fotocopiadoras, faxes, grandes formatos e duplicadores, assim como soluções avançadas de software. Os nossos serviços abrangem Office Solutions, Production Printing e Managed Document Services.